Políticas de bem-estar: Liderança deve tomar cuidado para não parecer “fake”


CEOs estão se envolvendo mais na agenda, mas devem evitar exageros, frases feitas e não praticar a mensagem

Por Jacilio Saraiva – Valor – 01/08/2022

Os CEOs podem ajudar a “vender” mais políticas de bem-estar nas empresas, mas devem evitar exageros para não passar uma imagem “fake”. É o que afirmam especialistas em gestão de pessoas ouvidos pelo Valor.

CEOs começam a se envolver mais com projetos de bem-estar

Treino virtual também reduz estresse e ansiedade

Quanto de atividade física é Quanto de atividade física é necessário por semana?

“Não dá para falar sem praticar a mensagem”, diz Ana Paula Montanha, sócia e cofundadora da Hayman-Woodward Human Capital Service, da área de recursos humanos. “Entender o momento do time, além de saber como a organização está funcionando a favor dos funcionários, é essencial para começar.”

Na visão de Montanha, com a pandemia, os CEOs perceberam que precisavam entregar além dos resultados esperados pelos acionistas. “Mas as corporações não existem sem as pessoas”, afirma. “É crítico que o CEO se mostre acessível e, sobretudo, humano.”

Por outro lado, destaca, as chefias devem evitar “frases feitas e discursos prontos” sobre bem-estar ou a tentativa de dizer que está tudo bem, quando todos estamos vivendo momentos difíceis.

Pesquisa realizada pela Hayman-Woodward com 135 CEOs, entre março e junho de 2022, revela que 49% deles relataram problemas de saúde mental. “A maioria diz que está sobrecarregada e sofre de estresse contínuo”, detalha.

Ao mesmo tempo, segundo o levantamento, apenas 40% dos departamentos de recursos humanos haviam percebido que o principal líder da companhia precisava de ajuda. “Isso mostra que temos de continuar aprendendo sobre o bem-estar.”

Luiz Barosa, sócio da consultoria de capital humano da Deloitte, diz que incentivar um discurso de higiene mental e não praticá-lo no dia a dia pode enterrar de vez a força de qualquer movimento genuíno. “Todos na organização se espelham no comportamento do C-level”, afirma. “Ao entender como o bem-estar está conectado ao trabalho, o CEO pode mudar a maneira como as pessoas produzem, o ambiente e até as interações.”

Foi o que fez Marco Castro, sócio-presidente da PwC Brasil, com cerca de cinco mil funcionários. Ele ajudou a encampar a inauguração e a readequação de novos escritórios da consultoria em São Paulo. “Os projetos dos espaços permitem uma experiência de bem-estar e flexibilidade, a partir do que discutimos com todos”, afirma. Há ambientes amplos de colaboração que lembram salas de estar, nichos menores para poucas pessoas e cortinas que ajudam a delimitar pontos de reunião, de acordo com as necessidades dos projetos.

Fábio Battaglia, CEO da consultoria de recursos humanos Randstad Brasil, sugere que o alto escalão atue como um “embaixador” de causas. Quando o presidente da empresa incentiva os departamentos responsáveis pela saúde e bem-estar, como o RH, ele se torna um facilitador e direciona outras gerências na implementação de mais programas, explica.

Empresas e gestores que não examinarem com atenção as necessidades dos seus talentos terão maiores desafios na atração e retenção de profissionais, continua Battaglia.

Em um estudo da Randstad que ouviu mais de 30 mil trabalhadores em 34 países, 97% dos entrevistados no Brasil encaram o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como decisivo ao escolher, permanecer ou mudar de trabalho — o índice global ficou em 94%.

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/08/01/politicas-de-bem-estar-lideranca-deve-tomar-cuidado-para-nao-parecer-fake.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/GeLUPi5zQ2582nGKD6JFey (02) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: