Chef-robô consegue “degustar” pratos como um ser humano


Por Munique Shih | Editado por Douglas Ciriaco | Canaltech/Universidade de Cambridge 08/05/2022

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, projetaram um chef-robô capaz de classificar o sabor de pratos diferentes. Ele consegue, ainda, sentir o gosto e a textura de diversos ingredientes nos diferentes estágios da mastigação — adotando um processo semelhante ao dos humanos.

O robô consegue provar qualquer prato, determinar se ele está temperado da forma correta e adequar o sabor dos alimentos, com base nas preferências do usuário. Para ensinar o robô sobre o gosto ideal dos alimentos, os pesquisadores dividiram o processo de degustação em três etapas diferentes da mastigação, fazendo com que ele provasse nove variedades de ovos mexidos com tomates.

Um sensor de salinidade conectado ao braço do robô forneceu leituras durante o preparo dos pratos. Para imitar a mudança da consistência dos alimentos durante o progresso da mastigação, a equipe mudou as misturas de ovos com tomates e fez a máquina degustar os pratos novamente.

A prova dos pratos resultou em “mapas de sabor” diversos, o que pode contribuir para a automatização do preparo de alimentos saborosos sem a presença de interferência humana no futuro.

Robô e chefe de cozinha

A novidade marca uma evolução no campo da tecnologia de degustação eletrônica, onde a maioria dos robôs testa apenas uma única amostra homogeneizada. Segundo os cientistas, replicar o processo humano aumentou a capacidade do robô de avaliar a salinidade dos pratos com mais rapidez.

“Se os robôs forem usados ​​para certos aspectos da preparação de alimentos, é importante que eles sejam capazes de ‘saborear’ o que estão cozinhando”, disse o pesquisador Grzegorz Sochacki, do departamento de engenharia de Cambridge.

Segundo os cientistas, o conceito de “provar à medida que você cozinha” para verificar o equilíbrio dos sabores de um prato é fundamental, visto que o mecanismo do paladar humano depende da saliva produzida durante a mastigação e das enzimas digestivas para entender se o alimento é saboroso.

Além de detectar o nível ideal de salinidade dos pratos, o chef-robô também é capaz de decidir se há a necessidade de acrescentar mais ingredientes para melhorar o sabor, disse Sochacki.

Os pesquisadores esperam melhorar as capacidades de degustação do robô para que ele se adapte aos gostos de cada indivíduo, como a preferência por alimentos doces e gordurosos, além de torná-lo essencial para as famílias no futuro.

“Esse resultado é um avanço na culinária robótica e, usando algoritmos de aprendizado de máquina e de aprendizado profundo, a mastigação ajudará os chefs-robôs a ajustar o gosto para diferentes pratos e usuários”, disse o cientista sênior da fabricante de eletrodomésticos Beko, Muhammad Chughtai.

Fonte: Frontiersin, Gadgets360

https://canaltech.com.br/inovacao/chef-robo-consegue-degustar-pratos-como-um-ser-humano-215564/

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/GeLUPi5zQ2582nGKD6JFey (02) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: