Movimento pós-pandemia


Por esse gráfico vemos como alguns setores estão se movimentando com o processo de abertura pós-pandemia na China. Os portos voltaram ao movimento anterior, certamente puxados pelo comércio de alimentos, o que nos interessa diretamente. A ocupação de hotéis fica a 50% depois de cair a 15%, a movimentação dos consumidores fica também em 50% do que era e a grande pancada vem para a aviação, que depois de cair a menos de 10% não dá sinal de grande ânimo de recuperação, com menos de 30% do movimento anterior.

Na Europa a coisa ainda foi pior, em abril ainda a ocupação de hotéis na Espanha e Itália não chegava a 5%, assim como também a aviação, apesar do turismo representa 4% do PIB europeu.

Não se sabe ainda quanto tempo vai demorar o setor de turismo a se recuperar. Viagens internacionais ficam prejudicadas com as pessoas temerosas de ambientes fechados como os aviões e as exigências de quarentena em muitos países. Viagens de negócios tendem a ser reduzidas em algum percentual ainda não muito claro, por fatores como esses e mais o crescimento das reuniões por plataformas digitais que todos estão se habituando a utilizar.

Essa redução da movimentação em aeroportos ocorrida também no Brasil, joga água fria nos leilões de concessão de 22 aeroportos nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste previstas inicialmente para este ano ainda e com certeza adiados. Toda a modelagem terá de ser calculada para a nova movimentação e certamente há dúvida se aparecerão interessados. Do mesmo modo, as concessões para estradas deverão ser reavaliadas com a redução significativa do tráfego. De outro lado, o leilão de concessão de 15 terminais portuários deve acontecer mesmo neste ano como previsto, considerando que a exportação de commodities está promissora, principalmente pela saída da China da pandemia.

O setor de turismo terá que se reinventar enquanto a movimentação não volta e, pelo jeito, vai demorar. Um exemplo de inovação vem de Cingapura, onde dois navios de cruzeiro, parados sem possibilidade de viagens tão cedo, estão sendo avaliados pelo governo para a utilização como residência provisória de trabalhadores estrangeiros, que costumavam dormir amontoados em ambientes perigosos para propagação do coronavírus.

Enfim, cada setor com seus problemas.

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link  https://chat.whatsapp.com/ClAdy1GuMchCtm12T5xPcp

Um comentário em “Movimento pós-pandemia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: