7 características de líderes dotados de inteligência emocional


A inteligência emocional é fundamental para a liderança

AJ Hess – Fast Company Brasil  24-11-2022 

Foi-se o tempo em que a proficiência técnica era a qualidade mais desejada para um líder. Embora o conhecimento teórico e a experiência na área sejam importantes, agora são consideradas habilidades de nível básico – sem elas, o candidato sequer entra no páreo. 

Além disso, muitos trabalhos hoje são tão complexos que precisamos contar com toda uma equipe de pessoas competentes. Mas as habilidades técnicas não bastam para avançar na carreira se os líderes não tiverem a capacidade de se comunicar, de cooperar ou de estabelecer uma cultura que apoie a valorização e o desenvolvimento de suas equipes.

Por isso, a inteligência emocional é fundamental para a liderança. São os líderes que definem o tom de sua empresa. Se eles não tiverem inteligência emocional, isso afetará o engajamento, a satisfação, a rotatividade e, por fim, o resultado financeiro.

A boa notícia é que a inteligência emocional não é algo estático. Ela pode ser estimulada, e os líderes podem desenvolver a deles, aumentando seu potencial de liderança. Um líder emocionalmente inteligente é aquele que, através de seus comportamentos, demonstra estas sete qualidades:  

SINCERIDADE

Líderes emocionalmente inteligentes são sinceros, honestos

inteligência emocional não é algo estático, ela pode ser estimulada e os líderes podem desenvolvê-la.

e reais. São os maiores incentivadores da empresa. Demonstram acreditar continuamente no próprio trabalho, no de seus colegas e no sucesso da equipe.

O apoio sincero dos líderes pode ajudar uma empresa em tempos difíceis. Se isso faltar, vai ser difícil para os outros manter a fé e a crença naquilo que estão fazendo.

DISPOSIÇÃO PARA SAIR DA ZONA DE CONFORTO

O crescimento e o desenvolvimento exigem que continuemos a ultrapassar os limites do que nos sentimos confortáveis ​​em fazer. Líderes emocionalmente fortes sabem disso e continuam a se esforçar e encorajar aqueles ao seu redor a ir além do que estão familiarizados.

CAPACIDADE DE CONTROLAR AS EMOÇÕES

Em tempos de dificuldade e de crise, os funcionários buscam orientação vinda dos superiores. Eles querem saber a gravidade da situação e como devem agir. É crucial que os líderes sejam capazes de mostrar calma externa e manter a compostura, gerenciando suas próprias emoções.

Mesmo que não tenham soluções imediatas, é fundamental conseguir manter a calma diante das dificuldades. Isso pode ajudar a equipe a concentrar sua energia em encontrar soluções, em vez de desperdiçar tempo e esforço com medo e preocupação.

AUTENTICIDADE EM TODOS OS MOMENTOS

Esse tipo de líder é sempre claro sobre suas intenções e sobre as razões por trás delas. Isso significa que os funcionários não precisam se preocupar em decifrar ou ler nas entrelinhas dos discursos da chefia, o que os mantém mais bem informados sobre os objetivos e motivações da empresa. 

Líderes emocionalmente inteligentes acreditam que a vida precisa ser experimentada e aproveitada ao máximo.

Líderes emocionalmente inteligentes são autênticos porque compartilham o máximo que podem com seu pessoal, em todos os momentos, e esperam o mesmo dos outros. Além disso, tratam todos da mesma forma, independentemente de sua posição na empresa ou na vida.

RELACIONAMENTO DE FORMA HUMANA 

Líderes emocionalmente inteligentes estão cientes de suas emoções e de como a parte emocional afeta tudo o que fazemos. Também são hábeis em ler as emoções dos outros, individualmente ou em grupos. Interagir com as pessoas em um nível humano permite que os líderes façam com que as pessoas se sintam vistas e ouvidas, mesmo em momentos de desacordo e conflito.

RECUSA EM DEIXAR QUE OBSTÁCULOS BLOQUEIEM SEUS OBJETIVOS

Falhas e contratempos são partes inevitáveis ​​do caminho para qualquer recompensa que valha a pena e que, eventualmente, se transformará em sucesso. Líderes emocionalmente inteligentes sabem que haverá obstáculos e já se preparam para eles. Procuram encarar isso como uma aprendizagem necessária e não levam os contratempos para o lado pessoal.

Para eles, as decepções fazem parte da jornada de aprendizado e desenvolvimento pois entendem que, no fim das contas, esses momentos vão acabar por ajudá-los a alcançar seus objetivos.

NÃO SE DEIXAR ABATER PELO PESSIMISMO

Todo mundo tem momentos em que está deprimido, com vontade de reclamar e que precisa se esforçar mais para se manter otimista. Líderes emocionalmente inteligentes não estão imunes a esses sentimentos. No entanto, nunca permitem que eles se instalem de forma permanente em suas mentes.

Líderes emocionalmente inteligentes estão abertos a apoiar os sentimentos dos outros, mas se distanciam de pessoas que reclamam constantemente ou são sempre negativas. As pessoas de quem se cercam têm uma perspectiva positiva e preferem enxergar o lado bom da vida.

Líderes emocionalmente inteligentes acreditam que a vida precisa ser experimentada e aproveitada ao máximo e atraem (e são atraídos) pessoas que vivem alinhadas a essa mesma crença.


SOBRE O AUTOR

AJ Hess é editor da seção Worklife da Fast Company.   

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/EgFjdLGaUJMIr4HBnf4O4R (08) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: