Inteligência artificial e metaverso podem ajudar educação no Brasil, mas conectividade é problema


“A conectividade tem que ser gratuita ou muito barata em toda a parte. Depois, é que se fará investimentos para disponibilização de aparelhos como óculos digitais e computadores”, disse a futurista Amy Webb durante o evento Festival LED – Luz na Educação

Por Denis Kuck, Valor — Rio 09/07/2022 

Reprodução/Youtube

A inteligência artificial e o metaverso vão desempenhar um importante papel no futuro da educação no mundo e no Brasil, trazendo novas oportunidades para alunos e professores, mas é preciso aumentar os investimentos no setor e na expansão da conectividade e da tecnologia 5G, disse neste sábado a fundadora e presidente do Future Today Institute, Amy Webb, uma das futuristas mais reconhecidas da atualidade. A especialista participou de um painel no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, dentro do Festival LED – Luz na Educação. A mediação do encontro foi feita pela jornalista Maju Coutinho, do programa Fantástico, da Rede Globo.

Segundo Webb, qualquer que seja o candidato que venha a ganhar as eleições deste ano, a educação e as melhorias nas telecomunicações devem ser uma prioridade. Ela criticou a postura adotada por Brasil e Estados Unidos, pois, segundo ela, os dois países negligenciam o ensino e pagam mal aos professores. “É preciso ter uma iniciativa de governo, seja Lula ou Bolsonaro o vencedor. Só há uma maneira: investimento em infraestrutura. Não entendo porque a educação não é prioritária nesses dois países. Parece que a ideia é de que os municípios vão cuidar sozinho do assunto, os pais vão ser professores, mas isso é ridículo”, afirmou.

Para Webb, a pandemia ressaltou o problema dos desertos digitais no Brasil, fazendo com que milhares de crianças deixassem de acompanhar as aulas de forma digital, mesmo após o arrefecimento da crise sanitária. “A conectividade tem que ser gratuita ou muito barata em toda a parte. Depois, é que se fará investimentos para disponibilização de aparelhos como óculos digitais e computadores”, disse.

Em relação ao futuro, ela disse que existem duas tendências tecnológicas que podem alterar significativamente a maneira como o ensino é feito hoje. Uma delas é a inteligência artificial, conceito que já tem dezenas de anos, mas vem se tornando cada vez mais sofisticado em uma sociedade digitalizada.

Para a futurista, a inteligência artificial pode ajudar os professores e educadores a aprimorarem o sistema de ensino, gerando imagens, textos e estímulos para ajudar no aprendizado em sala de aula ou em ambientes virtuais. Segundo ela, com inteligência artificial, as máquinas aprendem com a ajuda dos humanos, e passam a entender o que o profissional precisa. “Isso pode ajudar as crianças a aprenderem melhor no futuro. O professor pode fazer uma aula por vídeo, por exemplo, e a inteligência artificial customizá-la para a necessidade do aluno, de forma individualizada, aprofundando seu nível de conhecimento”, disse.

Webb ressaltou que a tecnologia pode auxiliar a tornar as aulas mais divertidas e baseadas em tendências modernas. Ela citou, por exemplo, a rede social TikTok.

Outra tendência apontada pela especialista é o metaverso. Segundo ela, a aplicação, que usa conceitos de realidade virtual e aumentada, pode ser importante para construir uma ponte entre o mundo físico e digital, melhorando a percepção dos alunos. Por meio da tecnologia seria possível levar os alunos para conhecer a Grécia Antiga.

“O metaverso será uma tendência muito forte na educação. Hoje, quando os investidores pensam nele, é como se fosse algo curioso, têm medo de entender. Será um aprendizado pela experiência, óculos digitais, tecidos cheios de sensores, as pessoas se tornando parte da internet. Um aprendizado pela experiência, dando aos alunos a oportunidade de aprender fazendo a ligação entre as teorias e o mundo real”, afirmou Webb.

A CEO do Future Today Institute disse ainda que a nova educação pode gerar uma enorme força de trabalho para o desenvolvimento de um país. Além disso, ressaltou que a educação deve ser vista como um mercado promissor, por ser “perene”, com investidores dispostos a atuar na melhoria do ensino e na formação dos professores.

Webb também ressaltou a importância de um modelo presencial de ensino, ocorrendo paralelamente ao digital. “Depois de dois anos de quarentena, os aplicativos de vídeos, por exemplo, tornaram as coisas mais convenientes. Mas uma parte de nós, enquanto humanos, prefere estar perto das outras pessoas”, disse a especialista. Ela citou ainda o bullying digital, que pode ser mais forte do que o ocorrido dentro de sala de aula, onde o contato presencial poderia inibir comportamentos mais agressivos.

“Temos que pensar em como estruturar esse ambiente digital. O futuro não está congelado. Devemos pensar nessas tendências e nos perguntar o que vai acontecer daqui para a frente. Nesse sentido, a conectividade é essencial para uma sociedade funcional, o Brasil precisa investir nisso”, afirmou.

O Festival LED – Luz na Educação é realizado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a plataforma “Educação 360 – Conferência Internacional de Educação”, da Editora Globo, com patrocínio de Invest.Rio e apoio do Coppead. Segundo seus organizadores, o evento é um dos três pilares do Movimento LED. Os outros dois são promover iniciativas na educação e a relação contínua com a comunidade.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/07/09/inteligncia-artificial-e-metaverso-podem-ajudar-educao-no-brasil-mas-conectividade-problema-sembarreira.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/GeLUPi5zQ2582nGKD6JFey (02) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: