É hora da Apple desenvolver seu próprio mecanismo de busca?


Empresa recebe milhões de dólares para abrigar o buscador do Google

Tae Kim, da Bloomberg O Globo 04/09/2021

É hora da Apple buscar um resultado maior: desenvolver seu próprio mecanismo de busca. Durante anos, a fabricante de smartphones lucrou financeiramente com um negócio em que o Google, da Alphabet, pagou bilhões de dólares à empresa de Tim Cook para ser a opção de mecanismo de busca padrão em dispositivos iOS.

No entanto, é improvável que o negócio sobreviva em um mundo de crescente escrutínio antitruste. Portanto, a Apple deve se antecipar a qualquer risco e fazer sua própria proposta. A mudança ajudaria a apaziguar os reguladores, mas também seria inteligente para seu negócio principal.

Os números do acordo de busca do Google estão ficando ultrajantes. Na semana passada, Bernstein surpreendeu ao atualizar suas últimas projeções sobre o negócio. A empresa estimou que a Apple receberia US$ 15 bilhões do Google neste ano, aumentando para US$ 20 bilhões no ano que vem.

Na verdade, os pagamentos de distribuição foram uma peça central do processo antitruste do Departamento de Justiça contra o Google em outubro passado, por um bom motivo. Isso torna quase impossível para uma start-up menor ganhar uma posição em um mercado onde o Google tem um domínio semelhante a um monopólio.

Será que a Apple vai desenvolver seu próprio mecanismo de busca para concorrer com o Google? Foto: Bloomberg

Será que a Apple vai desenvolver seu próprio mecanismo de busca para concorrer com o Google? Foto: Bloomberg

De acordo com a StatCounter, a gigante da internet detém 92% da indústria global de mecanismos de busca. E uma vez que os pagamentos só podem continuar a aumentar, não vê como essa prática descaradamente anticompetitiva possa prosperar nos tribunais.

A pesquisa é um dos poucos grandes mercados de tecnologia que pode mover a agulha de uma empresa multibilionária como a Apple. Bernstein diz que o Google gera mais de US $ 50 bilhões em receitas de clientes iOS. Então, por que não eliminar o intermediário e ganhar um pedaço maior do bolo?

Com uma base ativa de usuários do iPhone de mais de 1 bilhão e um forte balanço patrimonial, a Apple é talvez a única empresa que tem escala e recursos para ser um rival viável do Google.

Não há dúvida de que o mercado precisa de mais players. Embora a Amazon.com tenha feito progresso na monetização dos resultados dos produtos de pesquisa, seus esforços continuam a se concentrar principalmente em anúncios de compras online. A indústria de buscas em geral não viu muita competição ou inovação na última década.

Aqui está outra fresta de esperança: a Apple seria mais intelectualmente honesta sobre suas credenciais pró-privacidade. O CEO Tim Cook criticou repetidamente os anunciantes digitais pela falta de transparência sobre suas práticas de exploração – incluindo rastreamento de comportamento de atividades e aquisição de grandes quantidades de dados pessoais do usuário – enquanto exalta as virtudes de sua empresa em priorizar a privacidade.

 É hipócrita quando a Apple recebe dinheiro do Google, conhecido por algumas das mesmas coisas que Cook criticou. Ao criar um mecanismo de busca com melhores proteções de privacidade, a Apple pode realmente cumprir seus princípios.

Mais importante ainda, investir pesadamente em recursos de pesquisa pode tornar os principais produtos da Apple mais atraentes. Ao contrário da iniciativa automobilística, a engenharia necessária é semelhante ao software móvel e aos serviços de nuvem que a Apple já faz.

Por ser uma área adjacente, qualquer experiência adquirida pode aprimorar seus recursos tecnológicos em outras áreas – da inteligência artificial ao reconhecimento de voz – tornando o uso de um iPhone ou iPad uma experiência melhor.

Claro, não será fácil derrotar o Google. Mas com a dupla vantagem de possivelmente adicionar dezenas de bilhões em receitas e a perspectiva de aumentar o apelo de seus produtos principais, a Apple certamente deve tentar.

https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/e-hora-da-apple-desenvolver-seu-proprio-mecanismo-de-busca-25184251

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/ClAdy1GuMchCtm12T5xPcp  para WhatsApp ou

https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram

Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet. 

Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Veja também o meucanalinovacao no YouTube e Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: