A Canon instalou câmeras de IA em seus escritórios na China que só permitem que trabalhadores sorridentes entrem


O exemplo mais recente de vigilância distópica no local de trabalho

Por James Vincent The Verge em 17 de junho de 2021

A empresa de tecnologia Canon criou uma maneira totalmente distópica de lidar com o problema do moral no local de trabalho: ela instalou câmeras com tecnologia de IA para “reconhecimento de sorriso”  nos escritórios de sua subsidiária chinesa Canon Information Technology. As câmeras apenas permitem que funcionários sorridentes entrem em salas ou agendem reuniões, garantindo que cada funcionário fique 100% feliz o tempo todo.

Essa história deprimente foi destacada em um relatório do The Financial Times(FT) sobre como as empresas chinesas estão vigiando os funcionários em um grau perturbador com a ajuda de IA e algoritmos. As empresas estão monitorando quais programas os funcionários usam em seus computadores para avaliar sua produtividade; usando câmeras  para medir quanto tempo demoram na pausa para o almoço; e até mesmo rastrear seus movimentos fora do escritório usando aplicativos móveis.

Reconhecimento de sorriso em ação. Imagem: Canon Information Technologies

“AS TECNOLOGIAS ESTÃO AUMENTANDO O RITMO PARA PESSOAS QUE TRABALHAM COM MÁQUINAS EM VEZ DO OUTRO CAMINHO”

Como disse o acadêmico Nick Srnicek do King’s College London ao FT: “Os trabalhadores não estão sendo substituídos por algoritmos e inteligência artificial. Em vez disso, a gestão está sendo meio que aumentada por essas tecnologias […] As tecnologias estão aumentando o ritmo para as pessoas que trabalham com máquinas, e não o contrário, assim como aconteceu durante a revolução industrial no século 18 ”.

A Canon Information Technology realmente anunciou suas câmeras de “reconhecimento de sorriso” no ano passado como parte de um conjunto de ferramentas de gerenciamento de local de trabalho, mas a tecnologia não parece ter recebido muita atenção. Na verdade, o fato de ter passado pelo radar é uma boa ilustração de como ferramentas de vigilância comuns como esta estão se tornando – e não apenas na China.

Embora os leitores ocidentais às vezes tenham a tendência de rejeitar o tipo de vigilância descrito pelo FT como um fenômeno estrangeiro, países como os EUA e o Reino Unido são igualmente culpados. A Amazon é talvez o principal exemplo dessa dinâmica: é conhecida por espremer cada grama de esforço de seus funcionários de depósito às custas de sua saúde e até mesmo classificar sua produtividade usando algoritmos antes de demitir os que estiverem no final da escala.

Esse taylorismo moderno também não se restringe a empregos de colarinho azul: muitos softwares modernos, como o Microsoft 365, vêm com ferramentas de vigilância integradas. E com mais pessoas trabalhando em casa por causa da pandemia, mais empresas estão implantando esses recursos por medo de perder o controle sobre seus funcionários. (Ou, para uma leitura um pouco mais cínica: eles sempre quiseram usar essas ferramentas e a pandemia fornece um pretexto útil.)

Em outras palavras: as câmeras de reconhecimento de sorriso habilitadas para IA são, de muitas maneiras, os tipos menos perigosos de tecnologia de vigilância. Eles têm a vantagem de serem óbvios. Outros sistemas de controle são muito mais sutis e provavelmente chegarão a um escritório perto de você em breve.

https://www.theverge.com/2021/6/17/22538160/ai-camera-smile-recognition-office-workers-china-canon

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/ClAdy1GuMchCtm12T5xPcp  para WhatsApp ou

https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram

Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet. 

Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Veja também o meucanalinovacao no YouTube e Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: