Como você está prejudicando relacionamentos inconscientemente enquanto trabalha remotamente


Ao trabalhar virtualmente, pode ser fácil fazer suposições ou tirar conclusões precipitadas que prejudicam o relacionamento com seus colegas ou supervisores.

POR STEPHANIE VOZZA Fast Company 20/11/2020 (Tradução Evandro Milet)

Uma das desvantagens das equipes que trabalham remotamente é a falta de contexto em torno da comunicação. A comunicação virtual geralmente carece daquelas pistas não-verbais que captamos quando temos conversas cara a cara com outras pessoas. Como resultado, pode ser fácil fazer suposições ou tirar conclusões precipitadas que prejudicam as relações de trabalho.

“Nossos cérebros são programados para focar no negativo”, diz Carson Tate, autor de “Own It. Love it. Make it Work. How to Make Any Job Your Dream Job.” “É um mecanismo de sobrevivência, mas também nos leva a inventar histórias, principalmente no mundo virtual, quando estamos todos um pouco estressados.”

Acreditar nas histórias que o mecanismo padrão de seu cérebro cria pode prejudicar as relações de trabalho, especialmente se você agir de acordo com elas. Você pode começar a minar esses relacionamentos tratando as pessoas de uma forma que crie confusão e mal-entendidos.

MUDE E FAÇA ISSO

Antes de anexar um contexto negativo a uma situação, Tate sugere fazer uma pausa e se perguntar o que realmente aconteceu. “Vá para os fatos”, diz ela. “O que você pode observar e quantificar? O que realmente aconteceu? Às vezes é difícil fazer isso sozinho. É aqui que outro colega ou amigo de trabalho ou gerente de confiança pode ajudar. ”

Isso ajuda a entender os estilos individuais dos funcionários para que você possa dar mais contexto às interações. Tate diz que existem quatro estilos de produtividade distintos:

Priorizadores: pessoas lógicas, analíticas e orientadas a dados que se concentram em metas e resultados.

Planejadores: indivíduos organizados que prosperam com estrutura, fazem planos e querem falar sobre os detalhes.

Organizadores: membros da equipe orientados para o apoio e que trabalham melhor quando estabelecem conexões.

Visualizadores: grandes pensadores que desejam detalhes mínimos e imagens visuais.

Ao identificar o estilo de um colega, você pode entender melhor como eles trabalham para evitar mal-entendidos.

“O e-mail é um ótimo lugar para procurar pistas”, diz Tate. Por exemplo, um priorizador não quer bater papo; seu e-mail será sucinto, direto e direto ao ponto. Um planejador perguntará sobre detalhes e prazos, e seu e-mail pode parecer planos de projeto com marcadores e números. Colegas de trabalho que dão apoio são fáceis de identificar. Eles geralmente começam o e-mail com uma saudação, como “Bom dia” ou “Feliz segunda-feira”. E um visualizador enviará um e-mail no último minuto, muitas vezes se desculpando por prazos curtos.

AJUSTE SUA COMUNICAÇÃO E EXPECTATIVAS

“Aplicar uma abordagem de tamanho único, sem respeitar as nuances dos colegas e como eles trabalham, pode levar a problemas de comunicação que podem criar conflito”, diz Tate. “Se eu não achar que você me respeita, posso ser desrespeitoso com você. Isso pode se transformar em um evento em cascata. ”

Por exemplo, se você tem um colega de trabalho visualizador que não cumpre um prazo, pode contar a si mesmo uma história de que ele não valoriza seu tempo. Ou se você vir alguém olhando para o lado durante uma videoconferência, pode pensar que essa pessoa não está prestando atenção quando, na verdade, está apenas fazendo anotações.

Embora a maioria de nós siga a Regra de Ouro – tratar os outros da maneira que queremos ser tratados – fundamentalmente ela é falha, diz Tate.

“Nem todo mundo vê o mundo como nós”, diz ela. “Uma pessoa pode querer passar os primeiros 10 minutos de uma reunião da Zoom conversando sobre a Netflix ou o que estão cozinhando. Para eles, eles precisam de conexão antes do conteúdo. Outras pessoas só querem entrar na agenda. Para eles, conversar é uma perda de tempo e pode ser visto como desrespeitoso. ”

Em vez disso, Tate sugere adotar a “Regra de Platina”*, tratando os outros da maneira que desejam ser tratados.

“Aceite que os outros podem não trabalhar da mesma maneira que você, ou que podem trabalhar e se comunicar de maneira diferente”, diz ela. “Então, considere moldar sua comunicação para se alinhar com a forma como essa pessoa trabalha, pensa e se comunica para construir relacionamentos mais fortes.”

Os benefícios são a criação de relacionamentos mais autênticos e positivos com uma compreensão mais profunda. Além disso, a produtividade pode aumentar em uma equipe quando as pessoas se comunicam claramente para que outras pessoas entendam e possam agir. Você também pode aumentar a produtividade eliminando mal-entendidos que podem levar 15 e-mails para serem esclarecidos, acrescenta Tate.

Idealmente, os colegas de trabalho reconhecerão os estilos de produtividade uns dos outros e farão perguntas ou fornecerão informações de maneiras que ajudem cada indivíduo a trabalhar da melhor maneira possível. “Quando os dois lados mudam e se adaptam à medida que se conhecem, você pode honrar e respeitar cada estilo”, diz ela. “Isso cria uma relação de trabalho mutuamente benéfica, onde ambos os lados prosperam.”

*A Regra de Ouro é tratar os outros como você deseja ser tratado, mas a Regra de Platina entende e acomoda o fato de que nem todos desejam ser tratados da mesma maneira. Diz que devemos tratar as pessoas como desejam ser tratados, independentemente de como possamos querer ser tratados pessoalmente em situações semelhantes.

https://www.fastcompany.com/90576674/how-youre-unconsciously-undermining-relationships-while-working-remotely

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/ClAdy1GuMchCtm12T5xPcp  para WhatsApp ou

https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram

Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet. 

Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: