A transformação digital – impacto na Bolsa


Publicado em Dynamo Cougar FIA – Comentários sobre o nosso desempenho 3ºT2020

Ferramentas digitais diversas, inclusivo o uso de big data e inteligência artificial (IA) ajudaram empresas como Natura, Renner e Gerdau a perceber sinais precisos e precoces da recuperação da demanda na ponta. A informação captada à distância percolou (para usarmos um termo descrito em nossa última Carta) por uma cadeia de fornecedores preservada, acionando rapidamente respostas fabris e configurações da base de ativos mais ajustadas. 

As vendas e-commerce do Grupo Natura apresentaram crescimento de 225% no segundo trimestre. O modelo digital de vendas, chamado internamente de social selling, vem mostrando expansão acelerada em todas as marcas, com destaque para Aesop que apresentou expansão de 430%. Quase 900 mil consultoras Natura já estão utilizando as lojas virtuais. A implementação de novos recursos, como os catálogos digitais interativos, vem estimulando ainda mais o engajamento na plataforma. 

Na Renner, da mesma forma, o canal online apresentou crescimento de mais de 200% em agosto, quando as vendas digitais chegaram a quase metade do volume total vendido. O aplicativo da Companhia registrou 1,3 milhão de downloads no mês. A Renner vem utilizando IA para predição das vendas e 13% de alocação dos itens já foram orientados exclusivamente por dados, sem qualquer intervenção humana. 

A transformação digital é uma realidade nas duas companhias varejistas que igualmente já colhem os frutos de suas apostas no modelo omnichannel.

A revolução digital não constitui prerrogativa exclusiva dos segmentos chamados asset lights. Já integra também o léxico de setores capital intensivo, com predominância de uma base de ativos fixos e relações B2B, como por exemplo, a indústria de transformação. 

Na Gerdau, a jornada digital também avança rapidamente. Com a nova plataforma online, denominada Juntos Somos Mais, a Companhia que antes alcançava duas mil lojas de material de construção, hoje se relaciona com 80 mil. O número de participantes cadastrados chega a 600 mil. De forma inédita, o varejo representou 25% das vendas da companhia no segundo trimestre. A capilaridade da plataforma, fornecendo dados em primeira mão, alimentou os modelos de inteligência preditiva e permitiu que a Companhia tomasse a decisão de religar mini-mills e o alto-forno 2 da usina de Ouro Branco antes dos demais competidores.

De forma análoga – e não-analógica –, Mercado Livre e XP continuaram auferindo os benefícios de suas plataformas digitais, voltadas para oferecer propostas de valor superior para seus participantes/clientes. O Meli apresentou taxas de crescimento copiosas de três dígitos no segundo trimestre em todos os principais indicadores: volume total de mercadorias transacionadas na plataforma (GMV), volume de mercadorias enviadas, itens vendidos, receita líquida e volume total de pagamentos (TPV), ou seja, uma exibição de gala em seus segmentos mais relevantes: e-commerce, logística e pagamentos.

A XP também mostrou a força da sua plataforma apresentando crescimento expressivo no volume total sob custódia (59%), na quantidade de clientes ativos (81%) e na receita bruta (65%). No segundo trimestre, mais de cem mil clientes foram adicionados por mês e em julho o volume total de negociações diárias na plataforma atingiu a marca de três milhões.

Acreditamos que todas estas empresas deverão apresentar ganhos de participação de mercado ao longo deste período de maior turbulência, evidenciando a qualidade de suas respectivas gestões e superioridade de seus modelos de negócios.

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/BJnVYTeAIS5EDxI3py98KK  para WhatsApp ou

https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram

Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet. 

Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: