por Evandro Milet
O impacto da pandemia nas pessoas e nas empresas foi tão rápido que é difícil saber exatamente o que vai acontecer. Cada semana nos trazem novas realidades que vão moldando esse novo ambiente. Pessoas e empresas vão se adaptando às novas situações em grande velocidade. A observação do que acontece nos países que estão saindo dos confinamentos pode dar dicas, assim como as análises feitas por profissionais e especialistas de todas as áreas que estão acompanhando a evolução dos seus setores. Na construção civil, os fabricantes de elevadores já oferecem seus produtos com botões que são acionados sem toque, apenas por aproximação, e sistemas de limpeza do ar. Sistemas de pagamento sem contato fazem sucesso repentino e evoluem até para a biometria visual. A economia do baixo contato vai se organizando com efeitos até positivos, por exemplo, quando as pessoas perdem a vergonha de sair de máscara como vemos os orientais fazerem há muito tempo.
O home office tem sido objeto de estudos com a conclusão que não há perda de produtividade e que muitos empregados e patrões pensam em manter essa condição em grande parte da sua mão de obra. Na semana seguinte opiniões divergentes alegam que a produtividade só se mantém porque as pessoas tem que fazer tudo dentro de casa. Não tem que sair para buscar crianças na escola, ir à academia, ao cabeleireiro, às consultas médicas que foram adiadas, ou mesmo não são normalmente demandadas para encontros presenciais de negócios ou sociais. Vamos descobrir ainda qual será o meio termo.
Crianças sem escola não pegam outros vírus toda hora e, sem aglomeração, outras enfermidades contagiosas não prosperam. O meio ambiente fica melhor sem muitos automóveis circulando. A preocupação com a saúde é uma consequência positiva. O trabalho dos médicos passa a ser mais percebido e valorizado, assim como a necessidade de resolver problemas de falta de saneamento. Afinal a recomendação de lavagem meticulosa das mãos é um legado importantíssimo para a saúde em geral e para evitar a gravidade de outras pandemias que certamente virão, mas só para quem tem água encanada disponível. O cuidado com a higienização de ambientes será outro legado importante e de alguma forma definitivo. As empresas estão colocando esses procedimentos nos seus protocolos e os clientes vão prestar muito mais atenção nisso. Hotéis já mudam seus sistemas de chave de apartamento para acionamentos pelo celular, companhias aéreas pensam em definitivamente acabar com tickets de embarque em papel e restaurantes terão que demonstrar exaustivamente que higienizaram seus ambientes.
Enfim, está todo mundo aprendendo o que fazer, mas na próxima semana pode ser diferente