Home office: Contratando talentos sem limite geográfico


por Luísa Granato

Publicado em: 03/06/2020

No mundo pós-covid, a competição por talentos alcançará outro nível

Para encontrar talentos, as empresas estão dispostas a transcender seus limites geográficos. E a pandemia ajudou a tendência. Os funcionários podem estar em estados ou até países diferentes da sede da empresa.

Com a pandemia do novo coronavírus, além dos escritórios adaptarem suas operações para o home office, muitas empresas também precisaram digitalizar seus modelos de contratação e integração de funcionários.

Nessa realidade cada vez mais digital, o mundo empresarial deu um enorme pulo para o futuro do trabalho e descobriu a eficácia de uma maior flexibilidade. Rompeu-se a barreira do escritório e agora é possível imaginar uma operação — e contratação — de qualquer lugar.

Vendo o Nubank como exemplo, Leandro Herrera, CEO da Tera, escola de profissões da Economia Digital, acredita que as fronteiras de contratação vão se apagar.

Desde o início da quarentena, a startup já contratou mais de 150 pessoas – sem se limitar a São Paulo, onde fica sua sede. Profissionais de seis nacionalidades diferentes entraram para a equipe no período. E mesmo os brasileiros contratados são de cinco estados diferentes.

“Quando você entra no escritório do Nubank em São Paulo, vê um mapa com os países de onde os colaboradores são e tem marcações quase no mundo inteiro. Isso deve fazer parte do futuro do trabalho a partir de agora, teremos um pool global de talentos”, comenta o CEO da Tera.

Antes da pandemia, 66% das organizações que buscavam habilidades especializadas já estavam atentas para recrutar profissionais além do país de origem.

É o que constata a pesquisa da ADP e do The Economist Intelligence Unit sobre os principais desafios do RH na expansão internacional dos negócios, divulgada com exclusividade para a EXAME.

O levantamento foi feito com mil executivos C-level e de RH no mundo todo em 2019. Com o novo cenário da covid-19, os pesquisadores se debruçaram sobre os resultados para entender as possíveis alterações na relevância de certos pontos.

Segundo Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina, o home office quebrou o receio que as empresas tinham sobre gestão de times remotos. Com a queda da resistência pelo digital, ela acredita que as companhias terão menos receio em contratar fora de países onde se encontram fisicamente.

“Será uma grande oportunidade para as empresas buscarem talentos fora de seus países. E será uma oportunidade também para esses talentos. Uma vez identificados por competidores internacionais, parte da força de trabalho no Brasil será mais valorizada”, fiz a VP de RH.

A executiva também comenta que uma grande preocupação das empresas na expansão em outros países era o aumento de custos para reproduzir sua hierarquia em outro local. Antes, seria necessário criar uma estrutura hierárquica de gestores e executivos. Com uma gestão remota, isso pode mudar.

“São mitos que caíram com a experiência na pandemia. Primeiro, de que o chefe precisa estar no mesmo país. Depois, que a força de trabalho distribuída tornaria mais difícil manter o engajamento da equipe e com a empresa”, fala Guerra.

A executiva coloca sua própria vivência como exemplo: para ela, o trabalho mais flexível tornou seus dias mais produtivos e as reuniões com participantes internacionais mais eficazes. E ela vê uma chance maior de expandir seu contato com os colaboradores.

“Temos mais ou menos mil funcionários no nosso prédio em São Paulo. Fisicamente, eu conversava com 20 ou 30 pessoas no máximo em um dia. Agora, passei a fazer transmissões ao vivo com alcance de até 500 pessoas”, conta.

https://exame.com/carreira/no-mundo-pos-covid-a-competicao-por-talentos-alcancara-outro-nivel/

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link  https://chat.whatsapp.com/ClAdy1GuMchCtm12T5xPcp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: