Como combater a Fadiga de Zoom(Zoom fatigue)


por Evandro Milet

Coitado do Zoom. Saiu na frente como aplicativo para reuniões e acabou pegando o apelido para o stress eventualmente provocado por várias reuniões durante o dia. Mas ganhou muito. Seu valor de mercado ultrapassou a soma do valor de várias companhias aéreas, o que não é vantagem considerando que as viagens de avião tiveram queda da ordem de 90% em quase todo o mundo. Mas a vantagem do pioneirismo durou pouco, as gigantes trilionárias Microsoft com o Teams e Google com Meet , aproveitando seu acesso ao mundo corporativo, já estão em campo com competência, dividindo esse novo mercado de home office.

Muita gente está considerando que houve um aumento de produtividade na nova situação. Como não há deslocamentos físicos e nem necessidade de se arrumar(reuniões de pijama aos montes), além de outras distrações no escritório, saídas para almoço e bate papos sobre abobrinhas, consegue-se fazer um número maior de reuniões durante um dia de trabalho. 

Mas tudo tem seu preço. Se você está se sentindo exausto no fim do dia, que não é mais exatamente fim do expediente porque esse não tem mais limite, você não é único. Você está sofrendo de Zoom Fatigue. A procura por esse termo explodiu no Google nessa pandemia e inclusive uma publicação pioneira aqui no blog O Novo Normal sobre o tema foi a recordista de visualizações.

E porque essa fadiga? Em parte porque esse tipo de reunião nos força a ficar mais concentrados para conseguir absorver as informações. Quando estamos em uma reunião presencial você consegue eventualmente consultar alguém do lado sobre o que foi dito se você se distraiu ou se não entendeu. Em reuniões por vídeo em home office não tem jeito, tem que pedir para repetir ou engolir a dúvida.Também costumamos superestimar nossa capacidade de multiprocessamento, aproveitando que ninguém vê exatamente o que estamos fazendo, e checar o WhatsApp, enviar email ou ler outra coisa na tela compartilhada e ainda achar que dá para acompanhar a reunião. E não dá para fazer como aqueles memes e colocar uma foto sua na frente da câmera enquanto faz outra coisa. E ainda tem às vezes de pedir para as crianças sem escola para sair do ambiente e não atrapalhar.

E tem o problema da aparência. No escritório você não fica a um metro de distância olhando a cara do seu interlocutor o tempo todo em uma reunião com várias pessoas. Outra coisa diferente é que você fica se olhando também o tempo todo na tela e fica preocupado com as expressões que faz que podem passar a ideia de que não está gostando ou prestando atenção e com isso evita até olhar para a janela do lado.

A revista Harvard Business Review publicou 5 dicas para evitar a Zoom Fatigue, que foram adaptadas aqui ao nosso ambiente:

1 – Evite as multitarefas. Quando estiver na reunião desligue WhatsApp, email e outras distrações. Tudo pode esperar um pouco.

2 – Minimize sua janela ou olhe realmente para outro lado de vez em quando, sem parecer, claro, que está fazendo outra coisa. E, se possível, combine um break de alguns minutos em reuniões longas.

3 – Como é conhecido que passamos boa parte do tempo prestando atenção na nossa própria imagem na tela, a sugestão é minimizar a nossa janela o tempo todo. Não precisamos ficar nos vendo. Também é humano ficar prestando atenção no que está em torno dos outros participantes, as estantes, as plantas e outros objetos e se tiver um livro vamos tentar até ler o título. O cérebro fica ocupado processando essas informações todas e cansa – e distrai. A sugestão é combinar para todos ficarem em um ambiente com fundo neutro.

4 – Se for reunião com muita gente é bom ter um facilitador. É cansativo não saber que momento entrar para falar e aquela confusão de todos falando ao mesmo tempo. Os mais introvertidos sofrem mais.

5 – Se a reunião for só com uma pessoa, proponha fazer por telefone mesmo. E verifique se precisa de fato de reunião ou pode resolver no email ou WhatsApp. Se a conversa for com alguém de fora da empresa, a proposta de Zoom pode até ser invasiva em alguns casos. Melhor ficar atento.

.

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link  https://chat.whatsapp.com/ClAdy1GuMchCtm12T5xPcp

#zoomfatigue #homeoffice #reuniõesvirtuais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: