Quem tem inteligência maior resolve logo problemas fáceis, mas perde velocidade mental nos mais complexos
Folha/Deutsche Welle – 4.ago.2023
Definir a inteligência continua sendo um desafio para a ciência, apesar de séculos de pesquisas. Muitos duvidam da validez dos métodos para medi-la, como os testes de QI, e a irrefreável ascensão da inteligência artificial (IA) problematiza ainda mais o conceito.
No entanto, uma noção tem persistido: que os graus mais elevados de inteligência humana estariam associados a um processamento mais rápido da informação –o que se denomina velocidade mental.
Um estudo publicado na revista Nature Communication, contudo, coloca em questão também essa hipótese tão difundida: seus três autores demonstraram que quem é mais inteligente demora mais a resolver problemas complexos, por ser menos propenso a tirar conclusões precipitadas.
No contexto do Projeto Conectoma Humano, Michael Schirner e Petra Ritter, da Charité – Universitätsmedizin Berlin, e Gustavo Deco, da Universidade de Pompeu Fabra, em Barcelona, submeteram 1.176 indivíduos a um teste de raciocínio, analisando em seguida a relação entre o desempenho e os tempos de reação.
Ficou demonstrado que, embora solucionassem mais rápido os problemas mais fáceis, os participantes com pontuações de inteligência mais altas demoravam mais a resolver os mais difíceis, por dedicarem mais tempo para decifrar determinados aspectos, antes de chegar a uma solução.
Coordenando dados sensórios e decisões
O estudo sobre “como a estrutura de rede configura a tomada de decisões para computação de inspiração biológica” sugeriu, ainda, que inteligência implica uma maior sincronia entre os lóbulos frontal e parietal do cérebro. O lóbulo frontal desempenha papel importante na atenção e na tomada de decisões, enquanto o parietal recolhe informação sensorial.
Os cientistas geraram modelos personalizados das redes cerebrais de 650 dos participantes. Para tal, combinaram os dados individuais de conectividade, obtidos através de rastreamento cerebral, com modelos genéricos de circuitos neuronais para a tomada de decisões.
O cotejamento revelou que quem demorava mais para resolver tarefas difíceis apresentava mais conectividade fronto-parietal em estado de repouso, além de uma maior sincronia entre ambas as regiões.
Isso contraria a suposição comum de que uma maior inteligência implique um cérebro mais rápido. Em circunstâncias mais complexas, é necessário um equilíbrio entre velocidade e precisão, permitindo tomar decisões mais acertadas.
Assim, enquanto o processamento mais rápido e automático é adequado para decidir sobre tarefas simples, um raciocínio mais lento e laborioso, favorecendo a compreensão gradual da informação relevante, pode ser mais eficaz na solução de questões mais complexas.
Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/BrKMDzP2KP52ExU8rOIB3s(14) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/
CONHECIMENTO NÃO É A MESMA COISA QUE SABEDORIA. ( SABEDORIA ESTÁ EM FAZER. )
AO ESFORÇADO HÁ MAIS POSSIBILIDADE DE NUMA TORMENTA POSSA SUPORTAR ÀQUELA , E CONTINUAR. OS INTELIGENTES , APESAR, SOPESANDO EM DETRIMENTO DE DIFICULDADES IMINENTES PODE RESTAR SUBPOSICÂO A, ATITUDES DE FRACASSOS. POIS MUITAS DAS VEZES ESTES SÃO DE BERÇO ESPLÊNDIDO. VAMOS SUBTRAIR DA LEI DA FÍSICA A PESSOA ELA SUPORTA MUITAS PRESSÕES ADVERSAS AS QUAIS SÃO COMO UMA BORRACHA ESTICA MAS CONTINUA. PESSOAS REFORÇADAS TENDEM À SUPORTAR MAIS TENSÃO. ( LEI DA FÍSICA) AUGUSTO CURY PSIQUIATRA E CIENTISTA DA MENTE HUMANA. O RENOMADO MÉDICO CIENTISTA ESCRITOR. FALA À PRINCÍPIO DA SPA ( SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO ) COM ISSO MILHARES DE PENSAMENTOS ABARROTADAS ESTIMULAM O ESTRESSE MENTAL E ÀS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS RESULTANTE DE UMA MIENTE INQUIETA. POR SI SÓ ,NÃO HÁ COMO DESACELERAR OU ESQUECER DETERMINADAS SITUAÇÕES OU COISAS. SÓ CONSEGUE TENDO UM ACIDENTE CEREBRAL VASCULAR . COMO MEMÓRIA RAM QUNADO SE ELABORA UM TEXTO NÃO SALVO OS DADOS NA FORMA VOLÁTIL SOMEM DAQUELA MEMÓRIA RAM VOLÁTIL. TEMOS O CONSCIENTE E SUBCONSCIENTE. A PESSOA QUE HÁ DE HAVER UMA VELOCIDADE EXTREMAMENTE INSANA EM SUA MENTE POR VUR À PRODUZIR DEPRESSÃO. ANSIEDADE. AGRESSIVIDADE. NEUTRALIZANDO O MAL DO SÉCULO. À PÍLULA DA INTELIGÊNCIA RITALINA. METILFENIDATO CUJO NOME POPULAR RITALINA. E RITALINA LA ESTA A COMPOSIÇÃO E TEMPO NA CORRENTE SANGUÍNEA DÁ- SE DE IMEDIATO UMA EXPLOSÃO DE LIBERAÇÃO POR 4 HORAS + OUTRA EXPLOSÃO DE 4 HORAS = À 8 HORAS DE DURAÇÃO. A NORMAL JA PRODUZ 4 HORAS SENDO ELIMINADA VIA URETRA DENOTANDO URINANDO. LUCIANO. MUITO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE REPASSAR ALGUMAS COISAS QUE POSSAM SUPLANTAR MELHORARES CONDIÇÕES À VIDA HUMANA.
CurtirCurtir
O CÓRTEX CENTRAL AO FECHAR TODO LÓBULO LATERAL UNINDO O CÓRTEX FRONTAL, TENHO CERTEZA QUE UM CÉREBRO HUMANO SAUDÁVEL MESMO ACELERANDO OU COM PROPULSÃOS MAIS COGNITIVAMENTE EFICAZES TENDEM AO QUE CHAMAMOS DE LAPIDAÇÃO DA PEDRA PRECIOSA- AS DUAS COMBINAÇÕES DÃO CONDIÇÕES PREFERENCIAIS AOS DEMAIS AFETADOS PELA INOBSERVÂNCIA DE SUA POTENCIALIDADE EXAUSTIVA MENTAL. CONTRIBUÍDO POR UMA VIA DE MÃO DUPLA. NEURÔNIOS EM LINHAS CRUZADAS. PENSA É BOM PENSAR EM DEMASIA E MORTE
CurtirCurtir