Especialistas da London Business School descobriram que a forma como cada gênero é tratado no trabalho impacta nas oportunidades de crescimento na carreira
Por Fernanda Gonçalves – Valor – 12/02/2023
Um estudo conduzido por especialistas da London Business School (Reino Unido) e publicado no SAGE Journals descobriu que as pessoas, em geral, tendem a ser mais gentis ao dar feedback às mulheres do que aos homens. Segundo as pesquisadoras, isso acontece mesmo que os funcionários de ambos os gêneros tenham exatamente o mesmo desempenho.
Líderes brasileiros estão mais inseguros para conduzir e engajar equipes
Mensagem de voz é mais eficaz do que a escrita, diz pesquisa
Seis dicas para demitir pelo Zoom com mais empatia
O levantamento contou com a participação de 1.500 estudantes de MBA, funcionários de empresas e gerentes dos EUA e Reino Unido. As responsáveis pela pesquisa pediram que eles imaginassem que estivessem dando feedback de desenvolvimento para um funcionário que precisava melhorar sua performance.
O funcionário foi descrito exatamente da mesma forma para todas as pessoas. No entanto, metade foi informada de que o nome da funcionária era Sarah, enquanto a outra metade recebeu a informação de que o funcionário se chamava Andrew.
Em seguida, as cientistas questionaram os participantes sobre suas metas nessa conversa e, embora todos tenham dito que queriam dar um feedback sincero, aqueles que foram informados de que o nome da funcionária era Sarah tinham uma probabilidade significativamente maior do de priorizar a gentileza do que aqueles que acreditavam que o funcionário se chamava Andrew.
Segundo as pesquisadoras, isso acontecia independentemente do gênero ou das tendências políticas da pessoa que deu o feedback: se eles se identificavam como homens ou mulheres, liberais ou conservadores.
Além disso, esse efeito foi confirmado ao analisar o feedback “do mundo real” dado a estudantes internacionais de MBA por mais de 4.800 ex-supervisores, mentores, colegas e subordinados de cargos ocupados antes de ingressar no programa de MBA. Novamente, as responsáveis pelo levantamento observaram que o retorno dado às mulheres era, em média, mais positivo em tom e conteúdo do que aquele que era fornecido aos homens.As cientistas acreditam que essa disparidade ocorre pois há um senso comum que diz que as mulheres são mais calorosas do que os homens. “Quando enxergamos alguém dessa forma, ficamos naturalmente inclinados a ser mais gentis e solidários com essa pessoa”, disseram em nota publicada no site da Harvard Business Review.
“Nossos resultados mostram que esse estereótipo é o que impulsiona o viés da gentileza: tendemos a ver as mulheres como mais calorosas, e isso nos faz querer ser mais gentis ao dar-lhes feedback crítico. Além disso, nossos participantes relataram que consideraram o feedback gentil como sendo mais útil para mulheres do que para homens”, destacaram.
Elas defendem que o feedback impreciso, inútil ou pouco claro – mesmo quando motivado pelo desejo de ser gentil – pode acabar obscurecendo oportunidades de crescimento, fazendo com que as mulheres tenham menos probabilidade de receber trabalhos importantes, aumentos ou promoções. Ao mesmo tempo, a falta de gentileza no retorno dado aos homens pode inibir seu crescimento, prejudicar seu bem-estar e contribuir para uma cultura de trabalho imbuída de normas tóxicas de gênero.
Para enfrentar esses desafios, as pesquisadoras recomendam que os gerentes priorizem o fornecimento de feedback preciso e gentil, não importa com quem estejam falando. “Esse pode ser um equilíbrio difícil de encontrar, mas um pouco de planejamento ajuda muito”, afirmaram.
Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/BpgpihnE3RELB1U8pSS04s(04) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/