IA vai decidir melhor que humanos, diz vencedor de Nobel de Economia


Para Daniel Kahneman, a inteligência artificial poderá desenvolver um julgamento melhor que os altos executivos

Por Sergio Tahuata – Valor – 30/08/2022 

A inteligência artificial poderá tomar decisões melhor do que qualquer líder empresarial humano, quando as bases de informações forem suficientemente grandes, afirmou o vencedor do prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman, em evento da Neoway e B3. “O que vai acontecer quando a ‘IA’ desenvolver um julgamento empresarial melhor do que as pessoas que têm experiência?”, questionou. “Os altos executivos perderão a autoridade”, acrescentou o especialista em economia comportamental.

Sorte ou escolha: o que leva ao sucesso segundo pesquisador de Wharton

Sucesso econômico depende de com quem você interage quando criança, diz Harvard

Professores de Stanford indicam sete livros de negócios imperdíveis

Conforme o pesquisador, “as fórmulas se saem melhor que as pessoas na maioria dos julgamentos porque não sofrem com os ruídos”. Segundo Kahneman, “a maneira como as pessoas aplicam as regras não é consistente, mas os algoritmos sempre chegam na mesma resposta ao aplicar uma regra, o que é uma grande vantagem”.

Na visão do especialista, o problema nas decisões humanas é o que ele chama de ruído e viés. “Essas são palavras com muitos significados”, disse, mas na questão de como as pessoas tomam decisões, estudos mostram que os resultados para um mesmo problema variam conforme quem julga a situação. “Isso é o ruído.”

Kahneman citou um estudo realizado em uma companhia de seguros sobre avaliação para subscrição de risco, ou seja, colocar um valor para um determinado risco. De acordo com o especialista, quando os profissionais eram questionados sobre qual seria uma diferença razoável para uma discrepância de respostas, o consenso era de algo em torno de 10%.

Mas, ao se chamar aleatoriamente diferentes subscritores, os valores atribuídos aos riscos variaram na média em 50%. “Ou seja, cinco vezes mais do que as pessoas esperavam que seriam os resultados. E isso é o ruído.”

Conforme Kahneman, a questão do ruído pode atrapalhar as organizações, porque decisões erradas podem se acumular e levar a resultados negativos. Por outro lado, algoritmos não são influenciados pelos vieses ou intuição, como os seres humanos.

O prêmio Nobel de Economia apontou ainda que os vieses encontrados em algoritmo são, na verdade, tendências que vêm das pessoas que criaram os critérios inseridos nos programas. “Nunca há um viés em um algoritmo que não venha de um ser humano. Como não há ruído [no algoritmo] o viés ocorre porque a escolha errada foi feita na hora de decidir sobre as variáveis”, ponderou.

Na avaliação de Kahneman, “o viés sempre existe nos dados”. O pesquisador citou um estudo realizado pela Amazon sobre o que faz um funcionário ser um bom funcionário. “O algoritmo chegou à conclusão que as mulheres têm uma situação pior que a dos homens. Mas isso ocorreu porque fizeram um algoritmo retrospectivo, levando em consideração quem teve sucesso no passado. Então, se tem um viés no passado, isso é reproduzido no algoritmo, ou seja, foi um viés do criador do algoritmo.”

Essa questão é apontada pelo especialista em economia comportamental como muito importante no momento atual. “Nós estamos cercados pelos algoritmos, que exercem influência sobre nós”, afirmou. “Quando esses mecanismos tentam adivinhar o que você gosta, adivinham o que você gosta de usar. Um dos efeitos disso nos EUA é a polarização política. De várias maneiras a polarização é facilitada pelos algoritmos. As pessoas, em geral, não estão interessadas no outro lado, na outra opinião, as pessoas querem ver visões mais extremas da sua própria opinião e isso é o que aumenta a polarização.”

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/08/30/ia-vai-decidir-melhor-que-humanos-diz-vencedor-de-nobel-de-economia.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/HOBnTZ1EH6Z0l2lo0PHYf2 (13) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Um comentário em “IA vai decidir melhor que humanos, diz vencedor de Nobel de Economia

  1. Não sei até quanto a I.A será influenciada por humanos , na forma dos algoritmos deu errado, uma hora se descobre que estava tudo errado.
    Com relação a I.A será preciso cautela.
    Mas é fato que ela veio para dominar com suas analises e velocidade de processamento.
    Mas , onde o homem toca ele faz besteira.

    https://exame.com/tecnologia/algoritmo-de-saude-deu-preferencia-a-pacientes-brancos-diz-pesquisa/

    https://prensa.li/@pablo.magalhaes/por-uma-etica-dos-algoritmos/

    https://gkpb.com.br/52888/algoritmo-twitter-brancos/#:~:text=Sem%20um%20motivo%20plaus%C3%ADvel%2C%20o%20algoritmo%20da%20plataforma,tem%20uma%20prefer%C3%AAncia%20por%20rostos%20de%20pessoas%20brancas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: