As habilidades que mais importam para o C-level, segundo Harvard


Pesquisadores analisam mais de 5 mil “job descriptions” e indicam que gestão de recursos financeiros e operacionais permanecem altamente relevantes, mas há novas competências fundamentais

Por Adriana Fonseca, Para o Valor 08/07/2022

Por muito tempo, sempre que as empresas queriam contratar um CEO ou outro executivo-chave, elas sabiam o que procurar: alguém com experiência técnica, habilidades administrativas e um histórico de sucesso no gerenciamento de recursos financeiros. A preferência era, quase sempre, por executivos de empresas multinacionais ou grandes consultorias. Mas essa prática pode não servir mais, alerta um artigo publicado na “Harvard Business Review”.

Muita coisa mudou nas últimas duas décadas e as empresas não podem mais presumir que os líderes com “pedigree gerencial tradicional” terão sucesso no C-level, informam os pesquisadores que escreveram o artigo.

C-level precisa ter habilidades sociais, além do conhecimento de gestão financeira e operacional — Foto: Unsplash

Hoje, segundo eles, as empresas precisam contratar executivos capazes de motivar forças de trabalho diversas, tecnologicamente experientes e globais. Esses gestores precisam saber desempenhar o papel de um “estadista corporativo”, lidando de forma efetiva com stakeholders que vão de governos a ONGs influentes. Além disso, precisam conseguir aplicar de forma rápida e eficaz suas habilidades em uma nova empresa, em um setor que pode ser desconhecido e, muitas vezes, com colegas do C-level que eles não conheciam anteriormente.

Essas mudanças representam um desafio para o recrutamento de executivos, porque as capacidades exigidas dos principais líderes incluem habilidades novas e muitas vezes “mais suaves”, que raramente são explicitamente reconhecidas ou promovidas no mundo corporativo. Nesse cenário, o que significa, exatamente, as tão faladas “soft skills”?

Para chegar à resposta para essa pergunta, pesquisadores de Harvard analisaram dados da Russell Reynolds Associates, uma das principais consultorias de recrutamento executivo do mundo. Mais de 5 mil “job descriptions” publicadas entre 2000 e 2017 foram analisadas, dos seguintes cargos: CEO, diretor financeiro, diretor de tecnologia, líder de recursos humanos e diretor de marketing.

Uma das principais conclusões é que nas últimas duas décadas as empresas redefiniram significativamente os papéis dos executivos do C-level. As capacidades tradicionais como gestão de recursos financeiros e operacionais permanecem altamente relevantes, mas quando as empresas hoje procuram seus principais líderes, especialmente novos CEOs, elas atribuem menos importância do que costumavam e, em vez disso, priorizam uma qualificação acima de todas as outras: fortes habilidades sociais.

O que são habilidades sociais

Essas “habilidades sociais” são capacidades específicas, incluindo um alto nível de autoconsciência, de ouvir e se comunicar bem, uma facilidade para trabalhar com diferentes tipos de pessoas e grupos e o que os psicólogos chamam de “teoria da mente” – a capacidade de inferir como os outros estão pensando e sentindo.

“Nossa análise revelou que as habilidades sociais são particularmente importantes em ambientes onde a produtividade depende de uma comunicação eficaz, como invariavelmente acontece nas empresas grandes e complexas”, explicaram os pesquisadores. “Nessas organizações, CEOs e outros líderes seniores não podem se limitar a realizar tarefas operacionais rotineiras. Eles também precisam gastar uma quantidade significativa de tempo interagindo com outras pessoas e permitindo a coordenação – comunicando informações, facilitando a troca de ideias, construindo e supervisionando equipes e identificando e resolvendo problemas.”

Participaram do estudo Raffaella Sadun, professora de na Harvard Business School, Joseph Fuller, professor de prática de gestão na mesma instituição, Stephen Hansen, professor na Imperial College Business School, e PJ Neal, head global de operações da Russell Reynolds Associates.

Saiba Mais

As habilidades importantes para os executivos pós-pandemia

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/07/08/as-habilidades-que-mais-importam-para-o-c-level-segundo-harvard.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/GeLUPi5zQ2582nGKD6JFey (02) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: