Quais são as empresas dos sonhos de jovens e profissionais experientes no Brasil


Lista traz as 10 organizações preferidas. Conheça

Por Adriana Fonseca, Para o Valor  22/06/2022

Entre profissionais da alta liderança, 82% têm uma “empresa dos sonhos”, aquela que mais desejam trabalhar, número que cai ligeiramente na média gerência (80%) e entre os jovens (75%), de acordo com a pesquisa “Empresa dos Sonhos”, realizada pelo grupo Cia de Talentos e obtida com exclusividade pelo Valor. Esses números vêm crescendo ano a ano. “É interessante acompanhar o crescimento do total de pessoas que dizem ter uma empresa dos sonhos”, comenta Danilca Galdini, head de pesquisa na Cia de Talentos.

“Em 2017, vimos os índices de confiança em ONGs, mídia, empresas e governo despencarem no mundo, incluindo o Brasil. Essa queda foi causada por grandes escândalos envolvendo corrupção, falta de ética e responsabilidade socioambiental. As fake news também contribuíram fortemente para esse cenário. De lá para cá houve um aumento no índice de confiança em empresas, porque as pessoas entendem que elas podem ser uma fonte confiável de informações sobre problemas sociais e outros assuntos sobre os quais não há consenso e porque elas têm poder suficiente para fazer as mudanças que são necessárias na sociedade.”

Fazer carreira em uma empresa só é um problema?

3 características dos “profissionais do futuro”

O novo local de trabalho: o que jovens em início de carreira precisam saber

Hoje, continua Galdini, existe uma alta expectativa que as organizações se envolvam na resolução dos problemas complexos da sociedade. “Além de lucro e perenidade do negócio, é esperado que as organizações tenham uma consciência social ampla”, afirma. “Assim, as organizações são mais do que um lugar para trabalhar, elas são agentes de transformação capazes de melhorar a vida das pessoas.”

Os mais de 117 mil entrevistados ressaltaram como justificativa para a escolha da “empresa dos sonhos” critérios como “desenvolvimento”, “fazer o que gosta”, “boa imagem”, “inovação”, “remuneração” e “segmento de atuação”.

Empresas dos Sonhos 2022

Ranking Empresa

1             Google

2             Ambev

3             Globo

4             Itaú Unibanco

5             Vale

6             Banco Bradesco

7             Nubank

8             Nestlé

9             Amazon

10             Natura

Fonte: Cia de Talentos

Galdini acredita que essas empresas estão no ranking por fazerem um trabalho consistente e estarem atentas às transformações necessárias para não apenas sobreviverem como também prosperarem no novo cenário mundial. “É importante considerar que não estamos falando de empresas perfeitas, isso não existe. Estamos falando de empresas que têm políticas e práticas contemporâneas e também políticas e práticas que precisam ser repensadas, mas, o ponto que faz com que estejam no ranking é que estão sempre em movimento, em busca de uma melhor versão”, afirma. “Além disso, entendo que são empresas que, de alguma maneira, sabem comunicar melhor para as pessoas quem são, quem pretendem ser e o que estão fazendo para isso.”

Google aparece no topo da lista das empresas dos sonhos — Foto: Michel Euler, File/AP

Também é importante considerar que as empresas da lista são percebidas pelas pessoas como promotoras de desenvolvimento, motivo pelo qual grande parte das organizações é escolhida como sendo uma empresa dos sonhos, pontua Galdini. “As pessoas esperam que as organizações apoiem seu desenvolvimento, que as preparem para passar pelos desafios atuais e do futuro do trabalho”, diz. “Não é sobre horas de treinamento, mas sobre o que as pessoas precisam para se sentirem seguras sobre sua atuação e mais preparadas para enfrentar o presente e o futuro.”

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/06/22/quais-sao-as-empresas-dos-sonhos-de-jovens-e-profissionais-experientes-no-brasil.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/Eul2cfBplyz5DbVEN6Ubsi (15) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: