12 filmes para aprender as habilidades em alta em 2022


Vai ficar em casa no feriado e fazer uma maratona de filmes? Confira alguns títulos recomendados que ensinam sobre as habilidades mais importantes em 2022

Por Luísa Granato – Exame 21/04/2022 

Vai aproveitar o feriado de Tiradentes para maratonar filmes na Netflix, HBO Max ou Disney+? Então não perca as recomendações de obras do cinema que trazem grandes lições para a sua carreira.

Yuri Trafane, CEO da Ynner, e Bruno Goulart, executivo do LinkedIn na Europa que ministra treinamentos pela Ynner, fizeram uma seleção de filmes que podem elevar seu conhecimento sobre habilidades que serão essenciais dentro das empresas.

A consultoria é a única empresa responsável pela avaliação da Gallup no Brasil. O teste avalia o perfil do profissional e seus talentos mais predominantes. Os consultores também ajudam os profissionais a guiar a carreira e ter mais sucesso ao potencializar seus pontos fortes. 

Pipoca e Netflix: boa parte dos filmes na lista estão disponíveis na plataforma de streaming (Getty Images/Maryna Terletska)

Pipoca e Netflix: boa parte dos filmes na lista estão disponíveis na plataforma de streaming (Getty Images/Maryna Terletska)

São 12 filmes para seis habilidades que devem estar no radar de todos os profissionais e cada liderança. Confira e prepare a pipoca:

Capacidade de lidar com a ambiguidade

  • Por que é importante agora: se existe uma marca para esse momento que estamos vivendo é a ambiguidade. Decisões devem ser tomadas sem todas as informações disponíveis em um mundo complexo, cheio de incertezas e onde as coisas tomam rumos inesperados de uma hora para outra.

Contra o Gelo, 2022

Dois homens fazem uma arriscada expedição à Groenlândia em busca de um mapa perdido. O filme está disponível na Netflix.

  • Competência no filme: se lançar numa empreitada como essa sem saber exatamente em busca do que estavam em um ambiente extremamente desafiador onde precisavam criar soluções para os desafios que apareciam é uma ilustração ímpar dessa competência tão importante nos dias de hoje. 

O Jogo da Imitação, 2014

Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para entender códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que criptógrafos acreditavam ser inquebrável. A equipe de Turing, incluindo Joan Clarke, analisa as mensagens de “Enigma”, enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las. Após desvendar as codificações, Turing se torna herói. Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade, e a vida dele vira um pesadelo.O filme está disponível na HBO Max.

Resiliência

  • Por que é importante agora: depois de enfrentar um longo período de pandemia com todos os seus desafios, as pessoas estão cansadas, mas precisam continuar firmes em sua jornada de readaptação ao trabalho híbrido ou presencial em um ano com muitas incertezas internas (eleições) e externas (guerra) que demandam profissionais engajados e criativos para enfrentar a instabilidade dos mercados e o contato com colegas que não estão em seu melhor estado emocional.

Antonia, 2018

A vida de Antonia Brico que, na Nova Iorque de 1930, tornou-se a primeira mulher a conduzir, com sucesso, uma orquestra. Ela ousou seguir o sonho de se tornar uma maestrina, embora ninguém acreditasse ser possível. Filme disponível na Netflix.

  • Competência no filme: a capacidade da protagonista se manter firme em seus propósitos, apesar de todas as enormes dificuldades que teve que enfrentar é um exemplo de resiliência, vindo de uma mulher que desafiou as convenções machistas de sua época.

Dark Waters – O preço da verdade, 2019

Um advogado descobre um segredo sombrio que conecta um número crescente de mortes inexplicáveis a uma das maiores empresas do mundo. Enquanto tenta expor a verdade, ele se vê arriscando seu futuro, sua família e sua própria vida. Disponível na Amazon Prime Video.

Aprendizado Rápido

  • Por que é importante agora: num mundo ambíguo e que demanda tanta resiliência, sobrevivem aqueles que aprendem rapidamente a lidar com as novas situações que lhes são impostas.

Mimadinhos, 2021

Um bilionário finge estar falido para ensinar uma lição aos filhos. Assim, eles são obrigados a trabalhar e se esforçar para ganhar a vida. Está disponível na Netflix.

  • Competência no filme: nem só de filmes densos vive o aprendizado. Nessa despretensiosa comédia francesa, podemos ver como os protagonistas evoluem rapidamente quando se veem diante dos desafios que a nova realidade lhes impõe.

Duelo de Titãs, 2000

Em 1971, a diretora de uma escola de ensino médio em Alexandria, no estado da Virgínia, é forçada a integrar adolescentes negros a um colégio só de brancos. Então, ela contrata Herman Boone, um técnico negro, para comandar o time de futebol americano da instituição. O entusiasmo com o famoso e venerado esporte é colocado à prova pela tensão racial, enquanto Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time. Disponível no Disney+.

Empatia

  • Por que é importante agora: apesar de todos precisarem dessa competência, os líderes precisam de uma dose extra para entender o momento que vive cada um dos seus liderados em suas voltas ao modelo presencial ou híbrido de trabalho.

Imperdoável, 2021

Após cumprir pena por um crime violento, Ruth volta ao convívio na sociedade, que se recusa a perdoar seu passado. Discriminada no lugar que já chamou de lar, sua única esperança é encontrar a irmã, que ela havia sido forçada a deixar para trás. Está disponível na Netflix.

  • Competência no Filme: tente se colocar no lugar da protagonista e experimente a sensação de carregar eternamente um fardo tão pesado.

Doze Anos de Escravidão, 2013

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de 12 anos, ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que exploram seus serviços. Disponível no Star+.

Visão Sistêmica

  • Por que é importante agora: a fragmentação intraorganizacional sempre foi um desafio. Cada área mergulhada em seus próprios objetivos, guiada por indicadores departamentais. A separação física ocasionada pela pandemia amplificou isso ainda mais. A tendência humana de focar quando se sente ameaçado elevou o efeito a níveis sem precedentes. Esse efeito precisa ser revertido. É fundamental poder ver o todo, afinal: “Pessoas inteligentes, agindo inteligentemente de forma individual, podem gerar um resultado não inteligente.”

Não Olhe para Cima, 2022

Dois astrônomos medíocres descobrem que em poucos meses um meteorito destruirá o planeta Terra. A partir desse momento, eles devem alertar a humanidade por meio da imprensa sobre o perigo que se aproxima. Disponível na Netflix.

  • Competência no filme: nesse caso, o que o filme mostra é a incompetência coletiva de ver o óbvio, em função de crenças arraigadas, ideologias e a preocupação com o próprio mundinho particular.

A Grande Aposta, 2015

Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano. Disponível na Netflix.

Comunicação

  • Por que é importante agora: essa será uma habilidade essencial para a nova forma de trabalhar. Conseguir melhorar a comunicação de equipes ajuda a evitar ruídos, aumenta a conexão entre as pessoas e ajuda na produtividade de times. Afinal, passar mensagens com clareza facilita o trabalho do dia a dia.

Stan & Ollie, 2018

Esta é a história de uma das melhores duplas de comediantes: Laurel e Hardy ou como conhecemos no Brasil: O Gordo e o Magro. Eles fazem uma longa jornada em sua turnê pela Grã-Bretanha em 1953, buscando se reconectar com os fãs e resgatar a amizade entre eles. Disponível na Netflix.

  • Competência no filme: o enredo mostra o lado humano dos dois personagens, sua amizade, suas fraquezas e até suas divergências e como conseguiram superá-las através da comunicação para se afinarem para um próximo projeto cinematográfico.

O Discurso do Rei, 2010

O Príncipe Albert da Inglaterra deve ascender ao trono como Rei George VI, mas ele tem um problema de fala. Sabendo que o país precisa que seu marido seja capaz de se comunicar perfeitamente, Elizabeth contrata Lionel Logue, um ator australiano e fonoaudiólogo, para ajudar o Príncipe a superar a gagueira. Uma extraordinária amizade desenvolve-se entre os dois homens, e Logue usa meios não convencionais para ensinar o monarca a falar com segurança. Disponível na HBO Max.

https://exame.com/carreira/filmes-aprender-habilidades-alta-2022/

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/K1U45yDfYImHFuptNvpBhT (06) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: