Por que jogos que prometem treinar seu cérebro não funcionam


POR ART MARKMAN- Fast Company Brasil 30.03.2022|GAMES

O sucesso é, muitas vezes, impulsionado pela capacidade de resolver problemas e gerar ideias criativas. Não é à toa que as pessoas estão procurando maneiras de aumentar a capacidade mental. Muitas empresas entraram no vácuo para ajudar as pessoas a melhorar sua aptidão mental.

A analogia por trás de várias dessas atividades de treinamento da mente é o treino físico. Se você deseja melhorar seu desempenho físico, existem exercícios para ficar em forma. A corrida de longa distância, por exemplo, pode beneficiar a capacidade de realizar outras atividades que exigem resistência, como andar de bicicleta. Levantar pesos pode aumentar a força, o que o deve melhorar sua performance em outros esportes que exigem tal habilidade.

Infelizmente, o cérebro não parece funcionar da mesma maneira. Simplesmente, não há maneiras de treinar capacidades gerais que melhorem o desempenho em uma variedade de outras tarefas. Os jogos de treinamento mental geralmente oferecem quebra-cabeças lógicos, listas de coisas para lembrar ou tarefas que exigem atenção. Ao jogá-los, você ficará melhor neles.

No entanto, as melhorias que se obtêm acabam sendo específicas. Ou seja, você fica melhor no jogo e nas coisas que são como o jogo. Contudo, no geral, isso não aprimora sua maneira de pensar. Não significa que não há coisas que se possa fazer para melhorar as habilidades mentais. Significa apenas que os jogos cerebrais não são o caminho para se chegar lá.

INTELIGÊNCIA FLUIDA 

Para entender por quê, é importante saber que os psicólogos distinguem entre dois tipos de inteligência: a fluida e a cristalizada (detesto esses termos, mas são os nomes escolhidos, então estamos presos a eles.)

A inteligência fluida reflete mecanismos psicológicos básicos que influenciam o desempenho. Por exemplo, a memória de trabalho é a quantidade de informações que alguém pode ter em mente de uma só vez. Pessoas com alta capacidade de memória de trabalho geralmente são melhores para resolver problemas complexos do que aquelas com baixa capacidade.

OS PSICÓLOGOS DISTINGUEM ENTRE DOIS TIPOS DE INTELIGÊNCIA: A FLUIDA E A CRISTALIZADA.

Esses mecanismos básicos são aspectos importantes da arquitetura cognitiva que sustentam o bom pensamento. Infelizmente, não parece haver nenhum exercício que se possa fazer para melhorá-los. Assim, em geral, os jogos cerebrais que visam melhorar a capacidade da memória de trabalho, de fato, não afetam essa capacidade. Em vez disso, as pessoas desenvolvem boas estratégias para jogar o jogo em si de maneiras que não beneficiam o pensamento mais amplo.

INTELIGÊNCIA CRISTALIZADA

A inteligência cristalizada reflete os resultados da experiência de vida. Depois de ler este artigo, por exemplo, você conhecerá o conceito de memória de trabalho. Esse conhecimento se torna parte de sua inteligência cristalizada. Da mesma forma, as habilidades de resolução de problemas que aprendeu na escola ou no trabalho tornam-se parte de seu repertório cognitivo.

A inteligência cristalizada continua a crescer ao longo da vida. O conhecimento e as habilidades que possui o tornam mais capaz de lidar com novas situações. Pessoas criativas tendem a ter uma ampla base de conhecimento, que lhes permite encontrar analogias entre coisas que encontraram antes, além de novas situações que lhes possibilitam encontrar novas soluções para problemas difíceis.

Assim, você pode se tornar mais inteligente, mas não jogando jogos que pretendem aumentar sua inteligência fluida. Em vez disso, se quer construir essa inteligência cristalizada, leia livros sobre vários tópicos, encontre podcasts em áreas sobre as quais você não sabe muito e assista a palestras ou faça aulas que ampliem seus conhecimentos e habilidades. Quanto mais você souber e quanto mais puder fazer, mais capaz será de enfrentar os desafios com habilidade.

SOBRE O AUTOR

Art Markman é professor de psicologia e marketing na Universidade do Texas em Austin e diretor fundador do programa na Human Dimensions of Organizations.  

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/KDxyGtiRel41XOZDxvZZkI (12) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

2 comentários em “Por que jogos que prometem treinar seu cérebro não funcionam

  1. Boa noite . Sou professor de matemática física , nasci dentro de uma oficina mecânica , meu pai mecânico , fui torneiro de precisão ,bobinador dínamo , motor de arranque. Quando passa um carro na rua me bem todo esses passado construído na prática ,uma memória fotográfica dos componentes mais minúsculo desses conhecimentos que adquiri. Ontem conversando com minha nora abordavamos estes assuntos do texto , o que me levou fazer este comentário . Em tempo :Tenho este entendimento ,os ,conhecimento quando assimilados se eternizam na tua memória .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: