Estas são as habilidades mais buscadas pelas multinacionais


Estudo em 16 países, com 1,1 mil gestores e executivos, indica que pandemia ressaltou a demanda por competências comportamentais

Por Barbara Bigarelli – Valor 14/01/2022 

Liderança e comunicação são as habilidades consideradas fundamentais para as empresas terem sucesso nos negócios e enfrentarem a guerra global por talentos após o impacto da pandemia. A conclusão aparece em uma pesquisa recente, realizada com 1.188 profissionais em posição de comando em multinacionais em 16 países, incluindo o Brasil, e realizada pela agência Sapio Research para a Hult EF Corporate Education. Entre os entrevistados, 59% ocupavam cargos sêniores ou de nível executivo e 63% das organizações pesquisadas empregavam mais de 5.000 funcionários.

Segundo o estudo, se antes da pandemia as organizações já eram pressionadas com a missão de atrair e reter talentos, após o impacto da covid-19 esse desafio se acentuou. Mais de 60% dos entrevistados acreditam que é mais difícil encontrar trabalhadores com as habilidades necessárias e que é preciso mais tempo para preencher vagas agora do que há 2 anos.

Três em cada cinco empresas dizem que é difícil recrutar uma equipe sênior com as habilidades necessárias para seus cargos e 63% acreditam que se tornará mais difícil recrutar funcionários qualificados no futuro. Entre os motivos para a demanda por novas habilidades, os entrevistados apontaram a transformação digital (66%), a ascensão do trabalho remoto (65%), a liderança de equipes virtuais (60%), liderança rumo à mudança (57%), e programação e inteligência artificial (56%).

“O início da pandemia demandou funcionários que pudessem liderar, inovar e executar tarefas de forma rápida e eficaz durante uma crise. À medida que nos aproximamos de quase dois anos de pandemia, surgem outras questões que precisam ser abordadas, por exemplo, o extremo “isolamento” dos indivíduos e suas consequências; a perda de talentos promissores na chamada “grande demissão”; a erosão da cultura das empresas, entre outros”, analisa Eduardo Santos, diretor-geral da Hult EF Corporate Education.

Nos últimos dois anos, as habilidades com maior probabilidade de aumento de demanda foram aquelas associadas a transição de modelos de negócios e aceleração de processos digitais, além de formas de comunicação com colegas de trabalho e clientes, aponta análise do estudo. Para os entrevistados, as habilidades prioritárias para o desenvolvimento de sua força de trabalho visando o sucesso dos negócios hoje são:

Liderança (22%)

Comunicação (20%)

Tomada de decisões estratégicas (19%)

Resolução de problemas (19%)

Habilidades técnicas (18%)

Transformação digital (18%)

Gerenciamento de projetos (15%)

Análise de dados (15%)

Planejamento de negócios (15%)

Criatividade (13%)

A liderança exigida hoje é aquela avaliada não apenas pelo que entrega ou executa no horário de trabalho, mas pelas visões, valores e pela forma como se comunica no público e no privado, diz Santos. “Estamos vendo cada vez mais líderes corporativos expostos, comunicando-se com mais frequência e também mostrando vulnerabilidade e compaixão. Isso ajuda a unir as pessoas e gera identificação dos colaboradores. O líder do futuro vai precisar desenvolver muito mais habilidades sociais (soft skills) do que habilidades técnicas”, defende.

O estudo avaliou se as empresas se veem no papel de reservar orçamento e investir na requalificação profissional. Mais de 40% dos entrevistados dizem que o desenvolvimento das habilidades sociais de seus funcionários aumentou nos últimos dois anos, e isso deve continuar, com uma maior proporção do orçamento reservado no futuro para tais habilidades em relação às habilidades técnicas.

Os principais desafios para desenvolver funcionários espalhados em diversas regiões geográficas são segundo a pesquisa: encontrar programas de aprendizagem que sejam consistentes em todos os países (42%) e programas de aprendizagem não oferecidos em vários idiomas (29%).

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/01/14/estas-sao-as-habilidades-mais-buscadas-pelas-multinacionais.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/ICFvu2V5bCu67L6KwXc6ZD  (09) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: