Xangai lança Bolsa de Dados, com o objetivo de promover transformação digital


No primeiro dia de negociação, o Shanghai Data Exchange alcançou listagem de 20 ativos, com transações de dados de empresas como a China Eastern Airlines, Cosco Shipping e China Mobile Insight

Por Olívia Bulla, Com Agências Internacionais, Valor — 06/12/2021 

Entrou em operação no fim de novembro, a Bolsa de Dados de Xangai, que tem como objetivo promover de forma abrangente a circulação de dados, fomentando o papel da tecnologia e do uso e compartilhamento de dados como fator de produção em prol do desenvolvimento econômico. O anúncio foi feito pela Bolsa de Valores de Xangai no último dia 25.

No primeiro dia de negociação, o Shanghai Data Exchange alcançou listagem de 20 ativos, realizando transações de dados da China Eastern Airlines, Cosco Shipping, China Mobile Insight, entre outras empresas chinesas das áreas de finanças, transporte e comunicações.

Entre as primeiras transações, está o produto de dados “Enterprise Electricity Smart Drawing” após acordo entre as empresas chinesas ICBC e Shanghai Electric Power, que oferece informações com precisão em tempo real sobre energia elétrica, ajudando os bancos comerciais a inovar em produtos e serviços financeiros para empresas do setor.

O estabelecimento da Bolsa de Dados de Xangai visa acelerar o cultivo do mercado de dados, com foco em dificuldades comuns, como determinar direitos, precificação e supervisão. Com isso, a China pretende desenvolver a economia digital, criando um modelo de mercado de dados capaz de reunir entidades de transação de dados, consultoria de compliance de dados, avaliação de qualidade, avaliação de ativos, cultivo e regulamentação de novas entidades, entre outros campos de transações.

Trata-se, portanto, de um primeiro sistema de suporte de transações de dados do país, que irá fornecer uma série de especificações para todo o processo de transações de dados, cobrindo vários métodos e temas de trocas de dados, permitindo que a circulação de dados e transações tenham regras e regulamentos a serem seguidos.

Segundo o Asia Times, ao tornar a coleta e a venda de dados um processo transparente, a Bolsa de Xangai permite que as empresas que coletam dados maximizem os valores de seus produtos, ao mesmo tempo em que permite que os compradores usem os dados para aumentar a produtividade de seus negócios.

“O objetivo é colocar os dados nas mãos de empreendedores que possam usá-los de maneira mais eficiente, assim como os mercados ocidentais de ações e títulos alocam economias para as empresas, de modo a obter os maiores retornos ajustados ao risco”, afirma o economista e colunista do Asia Times, David P. Goldman.

Para ele, a implementação de tal estratégia nacional tende a auxiliar na transformação digital das cidades, combinado a logística das “cidades inteligentes” com a Inteligência Artificial (AI) através do uso de dados e a circulação das comunicações entre pessoas e coisas – Internet das Coisas (IoT) – pelas redes móveis 5G. “As possibilidades são infinitas e algumas delas já estão em estágio avançado de implementação na China”.

https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/12/06/xangai-lana-bolsa-de-dados-com-o-objetivo-de-promover-transformao-digital.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/BU4P3HeFmWo8QCkIb4CEdv (07) para WhatsApp

ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram.

Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. 

Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: