Chefe de inovação do Google: “Todos nos tornamos mais criativos com a pandemia”


Para Frederik G. Pferdt, aprendemos a fazer tudo diferente

Por Stela Campos — Valor  09/09/2021 

Ao reinventarmos na pandemia a forma como vivemos e aprendemos fizemos uma série de experimentos que, de alguma maneira, nos tornaram mais criativos. No trabalho, o ambiente remoto ainda é desafiador, porque para pensar de forma criativa a distância temos que buscar ativamente inspiração e fazer conexões aleatórias de uma forma mais intencional. Precisamos pegar ideias não relacionadas e combiná-las de uma maneira útil e o contato com pessoas é fundamental para isso.

Essas são algumas percepções do alemão Frederik G. Pferdt, chief innovation evangelist do Google e professor adjunto na Universidade de Stanford. Ele foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro Laboratório de Inovação da companhia, o The Garage, e agora ensina inovação na The Google School for Leaders.

Como chief innovation evangelist, ele explica que seu papel é ajudar a desenvolver uma mentalidade de inovação na empresa. Pferdt vai participar da 4ª edição do Kenoby Talks, evento gratuito on-line, que acontece entre os dias 13 e 16 de setembro, reunindo mais de 30 especialistas em gestão de pessoas. Pferdt concedeu entrevista ao Valor por e-mail. A seguir os principais trechos:

Valor: A criatividade é algo que qualquer um pode aprender?

Pferdt: Todos somos criativos e todos podemos inovar. As mentalidades individuais e os valores organizacionais alinhados garantem que essa superpotência humana possa ser liberada. Para isso, tento ajudar as pessoas a transformar suas mentalidades para estarem prontas para o futuro. Nos últimos meses, tivemos que aprender de forma acelerada que o futuro é, por definição, ambíguo e incerto. Também aprendemos que tudo se desenrola de forma diferente e provavelmente inesperada. E o mais importante: a mudança é constante. O caminho para o desenvolvimento da criatividade deve ser focado na experimentação. Durante a pandemia, estamos passando por um período de experimentação sem precedentes, desde o professor que teve que se adaptar à educação on-line, até os serviços do dia a dia que foram digitalizados, como pedir uma comida no restaurante ou estudar um novo idioma. Todos nós tivemos que aprender a trabalhar e a aprender de forma diferentes. Provavelmente, a maior experiência na história do trabalho profissional. Estamos todos aprendendo, mas começar a experimentar não foi fácil. Eu tento nunca fazer as coisas duas vezes do mesmo jeito, quebro as minhas rotinas. Isso significa, provavelmente, nunca comer no mesmo restaurante ou ficar duas vezes num hotel. O objetivo é tentar coisas novas para aprender algo novo. Esse é um dos principais propulsores da criatividade.

Valor: Por que é importante estabelecer rituais na empresa para estimular a criatividade dos funcionários?

Pferdt: Durante séculos, os humanos compreenderam de forma inata que atos pequenos e tangíveis realizados rotineiramente podem ter valor e significado. Esses, chamados rituais, podem ajudar a construir a memória de uma organização. O poder dos rituais pode ser usado nas organizações para gerar um senso de comunidade, criar união em tempos de distanciamento, fortalecer a cultura e ajudar a transformar uma organização boa em excelente. No Google temos um encontro global recorrente com todos os funcionários, com o objetivo de reforçar os valores de transparência, abertura e confiança, que conta com uma sessão de perguntas e respostas com nosso CEO e a equipe de liderança. Esse é um ritual eficaz que já inspirou outras organizações.

Valor: Como é possível estimular a criatividade no modelo remoto?

Pferdt: A inovação acontece quando resolvemos problemas de uma forma nova e criativa. A capacidade de conectar coisas não relacionadas é um processo fundamental para o pensamento criativo. Mas a criatividade não é apenas uma questão de saída, mas também de entrada. Buscar inspiração ativamente e fazer conexões aleatórias nos ajudam a pensar de forma mais criativa. Em um ambiente remoto, precisamos procurar essas conexões aleatórias de forma mais intencional para pegar ideias não relacionadas e combiná-las de maneira útil.

Valor: A mentalidade criativa surge do contato com outras pessoas ou é um processo que precisa ser desenvolvido individualmente?

Pferdt: Diversidade é fundamental para o processo criativo. Especialmente porque podemos promover a inovação por meio da inclusão. Quanto mais diversificada for a equipe, mais diversas serão as ideias e inovações geradas. E, portanto, o contato com diferentes pessoas é fundamental. Além disso, mudar a perspectiva e compreender a visão de pessoas diferentes nos ajudam a ter ideias ainda mais criativas. A maior parte do nosso trabalho é feita em equipes e por isso é fundamental garantir um ambiente inclusivo e com segurança psicológica para todos. Para tornar uma cultura mais inovadora, um local de trabalho precisa permitir que seus funcionários se sintam seguros para expressar suas opiniões, preocupações e compartilhar suas ideias.

Valor: Na sua opinião, as pessoas se tornaram mais criativas por terem tido que reinventar muitas coisas em suas vidas na pandemia?

Pferdt: A experimentação está em alta no mundo. E para mim, como chief innovation evangelist no Google, cuja missão é ajudar todos a inovar e acreditar que a criatividade existe em todos nós, isso é uma das coisas mais empolgantes. Com a experimentação todos nós começamos a aprender. Todos precisamos reinventar a forma como vivemos, trabalhamos, brincamos e aprendemos. Todos precisamos reimaginar como curtir as férias, mesmo dentro de casa. Como fazemos compras ou como nossos filhos são educados. Minha esperança é que usemos o que aprendemos em nossos pequenos e grandes experimentos para fazer algo diferente, algo melhor e progredir na solução de problemas maiores.

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/09/09/todos-nos-tornamos-mais-criativos-com-a-pandemia.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/ClAdy1GuMchCtm12T5xPcp  para WhatsApp ou

https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram

Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet. 

Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Veja também o meucanalinovacao no YouTube e Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: