Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | Canaltech 06 de Setembro de 2021
A IDTechEx, empresa especializada em pesquisas, revelou um dado interessantes sobre o futuro do mercado automotivo. Segundo levantamento, em 2050 será praticamente um crime se você quiser dirigir seu próprio carro. Isso acontecerá porque o nível de condução autônoma dos automóveis estará extremamente avançado e irá superar qualquer habilidade humana ao volante, independentemente do tipo de situação.
- Audi Grandsphere Concept: conheça o sedã que quer redefinir o conceito de carro
- Tesla “baratinho” deve ser autônomo e vir sem volante
- Apple Car deve começar a ser produzido em 2024, aponta rumor
A pesquisa, chamada “Autonomous Cars, Robotaxis & Sensors 2022-2042”, revela que, com a conectividade 5G e o funcionamento das máquinas e robôs nos carros, os erros serão cada vez mais raros. Além disso, acidentes que acontecem devido a distrações como celulares, luzes fortes ou condições climáticas serão completamente eliminados com a direção autônoma.
Mas proibir você de dirigir seu xodó no fim de semana não será tão simples. Segundo o estudo, os carros autônomos já vão superar os seres humanos em 2024 se o nível de desenvolvimento das empresas e softwares seguir no ritmo atual. Entretanto, será necessário que esses veículos possam atender a toda uma demanda da população, algo que seria possível somente em 2050, segundo os cálculos da empresa.
O Volvo XC60 é um dos carros mais seguros do mundo (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Atualmente, os veículos de passeio mais próximos da condução autônoma à disposição das pessoas para compra são os carros da Tesla e da Volvo, que contam com um sistema de direção capaz de identificar curvas, carros à frente e até sinais de trânsito. Outras marcas, porém, equipam seus veículos com recursos de segurança semiautônomos, como o piloto automático adaptativo, o alerta de ponto cego, sistema de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.
Também vale lembrar que existem diversas empresas no mundo testando carros autônomos, mas com a maioria esmagadora prevendo sua utilização totalmente controlada e para transporte de passageiros ou cargas em modo comercial, não recreativo. Huawei, General Motors, Waymo, Baidu e Nvidia são alguns dos players com muito investimento nesse promissor segmento.
Fonte: Inside EVs, IDTechEx
Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link:
https://chat.whatsapp.com/ClAdy1GuMchCtm12T5xPcp para WhatsApp ou
https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w para Telegram
Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet.
Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/
Veja também o meucanalinovacao no YouTube e Instagram