Quais são as habilidades profissionais mais demandadas no Brasil


Relatório indica ainda áreas que mais estão contratando

Por Adriana Fonseca, Para o Valor 02/08/2021

Serviços financeiros, tecnologia, e-business/e-commerce, saúde e construção são as cinco áreas que mais estão contratando hoje no Brasil e que devem seguir aquecidas até o fim do ano, segundo o relatório “Demanda por talentos no cenário atual”, elaborado pela consultoria global de recrutamento especializado Robert Half.

Além de ouvir executivos dessas cinco áreas, a Robert Half consultou CTOs/CIOs, CFOs e gerentes de contratação em geral para compreender quais são as funções mais demandadas pelo mercado para o segundo semestre.

Em tecnologia, CTOs e CIOs mencionaram as seguintes posições em alta:

Segurança de dados

Business Intelligence

Cloud

Administração de banco de dados

Gerenciamento de redes/sistemas

Desenvolvimento

Em finanças, os CFOs disseram que as funções mais demandadas atualmente são:

Planejamento financeiro

Análise financeira

Gestão contábil

Payroll

Gestão fiscal

Relatórios

Auditoria

Já os gerentes de contratação em geral mencionaram:

Pessoal de vendas (incluindo televendas)

Gestão/Administração

Gestão de Projetos

Recursos Humanos

E-commerce/Marketing Digital

Talent Acquisition

Atualmente, os principais desafios das empresas em relação às equipes são qualificar e treinar os empregados diante das novas necessidades do negócio, encontrar candidatos qualificados e manter processos seletivos e de onboarding remotos.

As soft skills seguem em alta, com destaque para comunicação, liderança, visão do negócio e pensamento criativo, mostra pesquisa — Foto: Pixabay

Principais habilidades exigidas dos profissionais

O relatório também traz as habilidades mais demandadas atualmente no mercado de trabalho brasileiro. Para os recrutadores entrevistados, os maiores impactos da abrupta digitalização foram o aprimoramento de habilidades estratégicas e de planejamento, a necessidade de uma comunicação mais assertiva e colaborativa com a equipe, capacidade de trabalhar de forma mais flexível/remota e o surgimento de novas responsabilidades (mais técnicas e complexas).

As soft skills seguem em alta, com destaque para comunicação, liderança, visão do negócio e pensamento criativo.

Entre os profissionais entrevistados, 69% acreditam que a transformação digital vai exigir mais qualificação dos candidatos na busca por um emprego. A habilidade para usar dispositivos e softwares específicos, a capacidade de processar e analisar dados, bem como o conhecimento de ferramentas de colaboração e comunicação estão em alta demanda por conta dos avanços das práticas de trabalho remoto/híbrido.

Em contrapartida, quase metade dos profissionais (49%) entrevistados revelaram que seus gestores não forneceram treinamento adequado para ajudá-los a lidar com as novas tecnologias no trabalho, o que resulta em uma sensação de despreparo.

A qualificação, inclusive, é um dos focos dos funcionários para o semestre: 37% afirmaram querer aperfeiçoar habilidades tecnológicas até o final do ano, 32% disseram que priorizarão o aperfeiçoamento das competências de comunicação e 28% apontaram esforços para evoluir em planejamento e organização. Os profissionais também indicaram as formas de assistência de treinamento que mais gostariam de receber até o final de 2021: treinamentos práticos (38%), mentoria (36%) e consultorias especializadas (24%).

Os dados sobre empregadores do Brasil presentes no relatório são provenientes de uma pesquisa on-line encomendada pela Robert Half a 1.500 executivos e realizada em março de 2021. Foram 300 entrevistas por país, incluindo Alemanha, Bélgica, Brasil, França e Reino Unido. Entre os entrevistados estavam gerentes gerais, diretores financeiros e diretores de tecnologia com responsabilidades de contratação pertencentes a empresas de pequeno (50-249 funcionários), médio (250-499) e grande (mais de 500 funcionários) portes dos setores privado, público e empresas listadas publicamente.

Os dados dos funcionários/profissionais brasileiros citados são um conjunto de resultados de pesquisas on-line realizadas pela Robert Half na Austrália, Alemanha, Bélgica, Brasil, França, Holanda e Reino Unido durante o período de março de 2021 a abril de 2021.

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/08/02/quais-sao-as-habilidades-profissionais-mais-demandadas-no-brasil.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/ClAdy1GuMchCtm12T5xPcp  para WhatsApp ou

https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram

Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet. 

Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Veja também o meucanalinovacao no YouTube e Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: