Por Melanie Pinola | Publicado em 22 de Março de 2016
Já pensou em por que algumas ideias chegam a nós sem razão, do nada? E outras vezes, temos dificuldade em encontrar a palavra perfeita ou encontrar uma solução mais original para um problema? Afinal, como despertar criatividade? Existe uma receita?
Mesmo que não haja uma fórmula secreta para gerar ideias incríveis, cientistas e artistas têm compartilhado algumas maneiras de turbinar a criatividade, para que possamos ter mais desses momentos eureca.
A genialidade pode atacar nos lugares mais inesperados
R. Keith Sawyer, psicólogo da Universidade de Washington, conta a história de uma equipe da NASA nos anos 1990 que estavam tentando consertar o telescópio Hubble. Ninguém conseguia descobrir como encaixar os minúsculos espelhos necessários para corrigir as lentes distorcidas dentro daquele espaço de difícil acesso.
A solução do engenheiro Jim Crocker foi literalmente inspirada pelo seu chuveiro: notando a ducha de estilo europeu no hotel alemão onde estava hospedado, Crocker se deu conta de que a equipe poderia estender os espelhos dentro do telescópio utilizando um tipo de braço articulado parecido.
As ideias que temos no chuveiro são geralmente diferentes das que temos no trabalho. Isso se dá, dizem pesquisadores, porque estamos menos preocupados em gerar ideias. Paradoxal, não? Uma maneira de como despertar criatividade é não se preocupar em despertá-la!
Quanto mais distraídos estivermos, mais criativos podemos ser. Mark Fenske, um professor de neurociência e coautor de The Winner’s Brain, diz que às vezes podemos estar concentrados demais.
Atividades onde somente executamos uma tarefa, como tomar banho “não requerem muito foco cognitivo,” diz Fenske, então “outras partes do cérebro podem começar a contribuir.” Quando sua mente vaga, ela tem mais chances de criar associações livres e criar ideias e conexões novas.
O chuveiro é igualmente o ambiente perfeito porque é quentinho, e fatores relaxante podem fazer com que seu cérebro libere dopamina, que acelera a criatividade e as sensações boas.
Então, se você quer saber como ter criatividade, tome mais banhos, que durem mais tempo, e invista talvez em Aqua Notes, blocos de nota à prova d’água que você pode colocar no chuveiro para que suas ideias não vão por água abaixo.
Como despertar criatividade com um passeio no parque
Em 2014, pesquisadores da Stanford deram a voluntários testes padronizados de criatividade, e em seguida pediram que caminhassem (em uma esteira, e do lado de fora) e depois pediram para realizarem o teste novamente.
Após caminhar na esteira, 81% dos voluntários tiveram um resultado melhor nos testes de pensamento divergente. Porém, os efeitos mais significativos, foram vistos uma vez que os participantes caminharam do lado de fora, e os pesquisadores concluíram:
Talvez seja uma consequência do aumento no fluxo sanguíneo para o cérebro que ajuda a aumentar a criatividade, ou pode ser simplesmente uma mudança de ambiente que deixa que sua mente vague. Bem, qualquer que seja a razão para explicar como despertar criatividade, parece que Nietzsche estava à frente de seu tempo quando escreveu, “todos os pensamentos realmente grandes foram concebidos durante uma caminhada”.
Às vezes, boas ideias são um pedido difícil
Várias pesquisas mostraram que beber um pouquinho pode liberar nossa criatividade. Como escreve Mikael Cho no blog da Crew:
- A melhor hora de tomar uma cerveja (ou duas) seria quando você está procurando uma ideia inicial. Porque o álcool ajuda a diminuir sua memória operacional (fazendo que você se sinta relaxado e menos preocupado com o que está acontecendo ao seu redor), você terá mais poder cerebral dedicado a realizar conexões mais profundas.
- […]Pesquisadores descobriram que 5 segundos antes de ter um ‘momento eureca’ há um aumento considerável nas ondas alfa [do cérebro] que ativam o giro temporal anterior superior [responsável por pensamentos criativos].
- Essas ondas alfa estão associadas ao relaxamento, o que explica por que você muitas vezes tem ideias enquanto caminha, toma banho ou vai ao banheiro.
- O álcool é uma substância que relaxa seu corpo, então ele produz um efeito similar nas ondas alfa, o que nos ajuda a ter ideias criativas.
Tudo com moderação, claro; e você provavelmente não deveria beber durante o expediente se não for permitido. Porém, isso pode explicar por que tantos artistas famosos gostam de beber. Pode ser também uma desculpa para tomar uma cervejinha ou uma taça de vinho antes de trabalhar no seu projeto criativo. Saúde!
Dê um tempo
Como você pode ter adivinhado, uma maneira de despertar criatividade é baixar sua guarda – permitindo que você se distraia e relaxe. Este é um componente chave para um fluxo de ideias melhor. Aquelas horas justo antes de dormir, quando você está começando a apagar, ou quando você está acordando e ainda está sonhando, são momentos ideais para acessar sua criatividade.
O sono ajuda a fomentar conexões inabituais, nota a BBC. Em uma das experiências, pesquisadores descobriram que voluntários que fizeram testes de criatividade durante a manhã após dormir tiveram resultados melhores que os que fizeram o teste à noite:
“A experiência ilustra que combinar o que sabemos para gerar novas visões requer tempo, algo que muitos podem ter adivinhado. Talvez mais revelador ainda, também mostra o poder do sono em construir associações remotas. Realizar vínculos entre pedaços de informação que nossas mentes racionais diurnas vêm como separados parece ser mais fácil enquanto estamos desligados, flutuando no mundo dos sonhos.”
Dormir nos dá o tempo de incubação necessário para que ideias maturem, e, como mostra outra pesquisa, seu cérebro subconsciente tem maior probabilidade de criar conexões entre coisas que sua mente acordada rejeitaria ou filtraria.
O filme O Exterminador do Futuro, ‘Yesterday’ dos Beatles, Frankenstein de Mary Shelley, e até a tabela periódica estão entre as inovações marcantes atribuídas ao sono de seus criadores.
Volte ao trabalho… com ou sem os outros
Mesmo que possa parecer que a criatividade se trata somente de momentos eureca, as pessoas mais prolíficas e bem-sucedidas têm uma coisa em comum: eles tinham rotinas sólidas e dedicavam tempo todos os dias para trabalhar em sua arte.
Como dizia Pablo Picasso, “a inspiração existe, mas ela tem que te encontrar trabalhando”. Não se preocupe em produzir ideias ruins, porque para ter boas ideias você precisa ter ideias ruins.
“Você não pode ficar esperando pela inspiração. Você tem que caçá-la com um bastão.”
– Jack London
Alguns dizem que é um ótimo método de como despertar criatividade é trabalhar sozinho. Leo Babauta, do Zen Habit, argumenta:
“A criatividade floresce na solidão. No silêncio, você pode ouvir seus pensamentos, você pode procurar em suas profundezas, você pode se concentrar.”
Contudo, haverá momentos em que colaborar com outros e obter inspiração deles será igualmente importante. Boas ideias e criatividade, essencialmente, podem vir também de criar conexões: A questão é que se você não estiver sentindo a faísca, então mude de ambiente. Se você estiver sozinho, organize um brainstorm com outros. Se você estiver se sentindo distraído, vá encontrar seu lugar quieto, zen.
Se aquela faísca de criatividade não estiver aparecendo, vá caminhar, tomar banho, cochilar ou beber e deixe que sua mente vague, mas depois volte àquela folha de papel branca e mão à obra.
https://blog.trello.com/br/como-despertar-criatividade
Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link:
https://chat.whatsapp.com/BpgpihnE3RELB1U8pSS04s para WhatsApp ou
https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w para Telegram
Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet.
Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/