Estilos de liderança de Harvard: seis estratégias de liderança


POR ANNE SEXTON – HBR 14 de junho de 2017(Tradução Evandro Milet)

Componentes culturais corporativos

O estudo usou uma amostra aleatória de quase 4.000 executivos. Ele descobriu que os líderes mais eficazes escolhem entre seis estilos de liderança distintos. A pesquisa investigou como cada um dos seis estilos de liderança se correlacionava com os principais componentes da cultura da organização.

O HBR identificou esses componentes culturais como:

Flexibilidade – capacidade dos funcionários de inovar sem regras e regulamentos excessivos

Responsabilidade – como os funcionários responsáveis ​​se sentem em relação à organização

Padrões – o nível de padrões esperados na organização

Recompensas – a precisão do feedback de desempenho e seu link para recompensas

Clareza – quão claros os funcionários estão sobre a missão, visão e valor fundamental

Compromisso – compromisso dos funcionários com um propósito comum

 Seis estilos de liderança

Os seis estilos de liderança, em ordem de impacto na cultura organizacional, são brevemente discutidos a seguir.

1. Coercitivo

Este é um líder que exige conformidade imediata. A frase mais descritiva desse líder é: “Faça o que eu digo!”

Este estilo pode destruir a cultura de uma organização. Isso ocorre porque o lado negativo é muito maior do que o lado positivo. Portanto, um estilo coercitivo só deve ser usado com extrema cautela. É útil em uma emergência e pode funcionar em uma crise. Além disso, pode ajudar em uma situação de recuperação ou como último recurso com um funcionário problemático.

O estilo de liderança coercitiva tem o impacto mais negativo na cultura organizacional geral.

2. Pacesetting

Este é um líder que estabelece padrões extremamente elevados de desempenho. A frase mais descritiva desse líder é: “Faça o que eu faço agora!”

Um estilo marcante pode destruir uma boa cultura. Ele só funciona com uma equipe altamente motivada e competente, capaz de, essencialmente, ler a mente do líder. Outros se sentirão oprimidos e desistirão. Isso ocorre porque eles não conseguem se ver atendendo aos padrões do líder.

O precursor tem praticamente o mesmo impacto negativo na cultura organizacional geral que um líder coercitivo. Esse estilo afeta particularmente as recompensas e o comprometimento.

3. Coaching

O coach é um líder que se concentra no desenvolvimento de pessoas para o futuro. A frase mais descritiva desse líder é: “Experimente isso”.

Os líderes de coaching são ótimos delegadores. Eles também estão dispostos a tolerar falhas de curto prazo, desde que levem a um desenvolvimento de longo prazo. Esse estilo funciona melhor quando você deseja ajudar os funcionários a melhorar seu desempenho ou desenvolver seus pontos fortes de longo prazo.

O coach tem um impacto positivo na cultura organizacional geral.

4. Democrata

O líder democrático obtém consenso por meio da participação. A frase mais descritiva desse líder é: “O que você acha?”

Esse estilo gera confiança, respeito e comprometimento. Além disso, funciona melhor quando você deseja receber sugestões ou fazer com que os funcionários “comprem” ou cheguem a um consenso. Não funciona sob severas restrições de tempo ou se os funcionários estiverem confusos ou desinformados.

Se manuseado corretamente, esse estilo tem um impacto positivo na cultura organizacional geral.

5. Associativo

Um líder associativo deseja criar harmonia e construir laços emocionais com os funcionários. A frase mais descritiva desse líder é: “As pessoas vêm primeiro.”

Esse estilo funciona melhor quando você deseja motivar os funcionários. Isso é especialmente verdadeiro quando eles enfrentam situações estressantes. Além disso, esse estilo funciona bem quando você deseja construir a harmonia da equipe, melhorar a comunicação, aumentar o moral ou reparar a quebra de confiança.

Um líder associativo tem um impacto positivo na cultura organizacional geral. Esse estilo não tem virtualmente nenhuma desvantagem e, portanto, é frequentemente visto como a melhor abordagem geral.

6. Respeitável

O líder respeitável mobiliza as pessoas com entusiasmo e uma visão clara. Este é um líder visionário. Este líder dá às pessoas liberdade para inovar e assumir riscos calculados, desde que se movam na direção da visão declarada. A frase mais descritiva desse líder é: “Venha comigo”.

Esse estilo funciona melhor quando a mudança exige uma nova visão ou quando os funcionários estão procurando uma nova direção. No entanto, esse estilo falha quando os funcionários têm mais conhecimento ou experiência do que o líder, ou se o estilo respeitável torna-se autoritário.

Desde que seja usado com elegância, esse estilo tem o impacto mais positivo na cultura organizacional geral.

A pesquisa descobriu que os melhores líderes dominam quatro ou mais estilos, especialmente os estilos respeitável, associativo, democrático e de coaching. Líderes que podem se mover facilmente de um para o outro, dependendo da situação, produzem as culturas organizacionais mais positivas e desfrutam dos maiores sucessos comerciais.

https://www.corporatetraining.ie/harvard-leadership-styles/

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/BpgpihnE3RELB1U8pSS04s   para WhatsApp ou

https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram

Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: