7 hábitos de pessoas com alta inteligência emocional(IE)


Pessoas com alta inteligência emocional tendem a se sair melhor no trabalho. Então, que hábitos eles têm que os diferenciam?

POR HARVEY DEUTSCHENDORF 08/04/2014(TRADUÇÃO EVANDRO MILET)

Nota do Editor: Este é um dos artigos sobre liderança mais lidos de 2014 na Fast Company

É cada vez mais aceito que a inteligência emocional é um fator importante para nosso sucesso e felicidade, não apenas no trabalho, mas em nossos relacionamentos e em todas as áreas de nossas vidas.

Então, o que diferencia as pessoas emocionalmente inteligentes? Aqui estão sete hábitos que as pessoas com alta IE têm:

1. ELES FOCAM NO POSITIVO

Apesar de não ignorar as más notícias, as pessoas emocionalmente inteligentes tomaram a decisão consciente de não gastar muito tempo e energia concentrando-se nos problemas. Em vez disso, eles olham para o que é positivo em uma situação e procuram soluções para um problema. Essas pessoas se concentram no que são capazes de fazer e no que está sob seu controle.

2. ELES SE CERCAM COM PESSOAS POSITIVAS

Pessoas com muita inteligência emocional não passam muito tempo ouvindo reclamantes e tendem a evitar pessoas negativas. Eles estão cientes de que as pessoas negativas são um dreno de energia e não estão dispostos a deixar que os outros esgotem sua vitalidade. Por sempre buscarem soluções e o lado positivo das situações, pessoas negativas rapidamente aprendem a evitar pessoas positivas, pois a miséria adora companhia.

Pessoas emocionalmente inteligentes passam tempo com outras que são positivas e veem o lado bom da vida. Você pode identificar essas pessoas porque elas tendem a sorrir e rir muito e atrair outras pessoas positivas. Seu calor, franqueza e atitude atenciosa levam os outros a considerá-los mais confiáveis.

3. ELES SABEM DEFINIR LIMITES E SER ASSERTIVOS QUANDO NECESSÁRIO

Embora sua natureza amigável e aberta possa fazer com que pareçam ingênuos para alguns, pessoas com alta IE são capazes de estabelecer limites e se afirmar quando necessário. Eles demonstram polidez e consideração, mas permanecem firmes ao mesmo tempo.

Eles não fazem inimigos desnecessários. Sua resposta a situações em que pode haver conflito é medida, não inflada e administrada de forma adequada à situação. Eles pensam antes de falar e têm tempo para se acalmar, caso suas emoções pareçam estar se tornando insuportáveis. Pessoas com alta IE guardam seu tempo e compromissos e sabem quando precisam dizer não.

4. ELES PENSAM PARA A FRENTE E DESEJAM DEIXAR O PASSADO PARA TRÁS

Pessoas com alta IE estão muito ocupadas pensando em possibilidades no futuro para gastar muito tempo pensando em coisas que não funcionaram no passado. Eles pegam o aprendizado de suas falhas passadas e aplicam em suas ações no futuro. Eles nunca vêem o fracasso como algo permanente ou um reflexo pessoal de si mesmos.

5. ELES PROCURAM MANEIRAS DE TORNAR A VIDA MAIS DIVERTIDA, FELIZ E INTERESSANTE

Seja no local de trabalho, em casa ou com amigos, as pessoas com alta EI sabem o que os faz felizes e procuram oportunidades para expandir a diversão. Eles recebem prazer e satisfação ao ver os outros felizes e realizados, e fazem tudo que podem para iluminar o dia de outra pessoa.

6. ELES ESCOLHEM COMO GASTAR SUA ENERGIA DE FORMA INTELIGENTE

Embora essas pessoas iluminadas sejam boas em superar o passado quando as coisas não funcionaram como o esperado, eles também são capazes de superar conflitos envolvendo outras pessoas. Pessoas com alta IE não ficam com raiva sobre como os outros os trataram, em vez disso, usam o incidente para criar consciência de como não deixar que aconteça novamente. “Me engane uma vez , a culpa é sua, me engane duas vezes, a culpa é minha”, é o seu lema. Embora eles sigam em frente e perdoem, eles não esquecem e dificilmente  ficarão em desvantagem novamente nas mesmas circunstâncias.

7. APRENDENDO E CRESCENDO CONTINUAMENTE PARA A INDEPENDÊNCIA

Pessoas com grande inteligência emocional são aprendizes ao longo da vida, em constante crescimento, evolução, abertas a novas ideias e sempre dispostas a aprender com os outros. Sendo pensadores críticos, eles estão abertos a mudar de ideia se alguém apresentar uma ideia que se encaixa melhor. Embora estejam abertos a ideias de outros e continuamente coletando novas informações, eles, em última análise, confiam em si mesmos e em seu próprio julgamento para tomar a melhor decisão para si mesmos.

SOBRE O AUTOR

Harvey Deutschendorf é um especialista em inteligência emocional, autor e palestrante. Para fazer o teste IE, acesse theotherkindofsmart.com

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/BpgpihnE3RELB1U8pSS04s  para WhatsApp ou

https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram

Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet. 

Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: