Tecnologia vai acelerar as transformações urbanas


Aplicações avançam na saúde, educação, mobilidade e segurança

Por Erivelto Tadeu — Para o Valor, de São Paulo 29/09/2020 

Além de proporcionar uma gama de serviços mais complexos, especialistas observam que a tecnologia 5G vai possibilitar a transformação digital das cidades, viabilizando uma série de aplicações nas áreas de saúde, educação, segurança pública, monitoramento ambiental e mobilidade urbana, entre outras.

Todas essas aplicações serão impulsionadas pela integração de tecnologias como internet das coisas (IoT), big data, inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquina. A incorporação de inteligência artificial, por exemplo, vai permitir usos como reconhecimento facial e processamento de sensores, enquanto a IoT poderá servir no controle de semáforos inteligentes para uma melhor gestão do tráfego nas cidades, entre diversos outros exemplos.

De acordo com um estudo da Accenture, as soluções de cidades inteligentes aplicadas ao gerenciamento do tráfego de veículos e redes elétricas, por exemplo, podem gerar sozinhas US$ 160 bilhões em economia globalmente devido à redução no uso de energia, congestionamentos e gastos com combustível. Isso sem falar nos ganhos financeiros. Um estudo do BNDES mostra que o Brasil poderia lucrar até US$ 27 bilhões até 2025 se adotar essas tecnologias suportadas pela 5G.

Os principais obstáculos até agora para que esses projetos saiam do papel são a velocidade e latência das redes 4G atuais para lidar com a quantidade de dados gerados por dispositivos IoT e processá-los em tempo real. Essas limitações fizeram com que as poucas iniciativas de smart cities no país, como também são chamadas, fossem desenvolvidas em silos, ou seja, redes próprias dos municípios ou de parceiros.

O diretor de inovação da Cisco , Rodrigo Uchoa, avalia que a tecnologia 5G vai suportar todas as aplicações de cidade inteligente e acabar com os silos, integrando todas as redes. “Ela será o pilar para a implantação de uma cidade inteligente capilarizada, em escala, que cobrirá do centro das cidades à periferia, atendendo desde a iluminação pública, distribuição de água, postos de saúde e escolas, de forma única e integrada”, afirma.

A opinião dos especialistas é que a 5G vai ajudar também a IoT a atingir todo seu potencial e estimular o desenvolvimento de novos projetos e aplicações. “Quando estiverem operacionais, as redes irão possibilitar novos níveis de conectividade ao país”, avalia Thiago Moraes, arquiteto de soluções para telcos da IBM Brasil. Segundo ele, a 5G vai acelerar a implantação de sensores IoT nas zonas urbanas e rurais de forma a permitir novas formas de mobilidade, serviços e monitoramento dos espaços, abrindo caminho para uma gestão mais eficiente, economia de recursos, aumento da produtividade e melhoria do bem-estar social.

A avaliação do coordenador de projetos de cidades inteligentes no CTI Renato Archer, Erico Przeybilovicz, é que a implementação de cidades inteligentes estará bastante atrelada às soluções de IoT. “A 5G vai permitir que vários dispositivos IoT estejam conectados, captando dados e informações em tempo real, e isso dará margem a novas aplicações.”

A possibilidade de ter uma quantidade quase que ilimitada de dispositivos conectados à rede é justamente uma das principais vantagens da 5G quando comparada à 4G, inclusive sem os problemas de atraso, salienta Diego Conti, professor da PUC Campinas. 

Segundo o gerente de tecnologia da Logicalis, Fábio Jardim, a 5G vai possibilitar a sensorização de infraestruturas de distribuição de água para coleta e análise de dados em tempo real, o que terá impacto positivo na sustentabilidade.

Os especialistas alertam, porém, que para os projetos de cidades inteligentes se materializem, o Brasil terá que travar uma verdadeira corrida contra o tempo. Isso porque o leilão da 5G que estava previsto para no final deste ano ficou comprometido em razão da pandemia do novo coronavírus e agora só deve ocorrer no primeiro semestre de 2021. Para eles, a tecnologia será o pilar da transformação digital para diferentes segmentos da economia, e um atraso acarretará enormes prejuízos.

https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2020/09/29/tecnologia-vai-acelerar-as-transformacoes-urbanas.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal basta clicar no link: 

https://chat.whatsapp.com/BJnVYTeAIS5EDxI3py98KK  para WhatsApp ou

https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram

Este é um grupo de WhatsApp restrito para postagens diárias de Evandro Milet. 

Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana em A Gazeta, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: