Por que este clássico brasileiro lidera as vendas na Amazon dos EUA?


O livro de Machado de Assis, já muito conhecido no Brasil, está ganhando ainda mais fãs pelo mundo após viralizar no TikTok

Letícia Furlan – Exame –  21 de maio de 2024 

Vez ou outra o Brasil viraliza nas redes sociais. Dessa vez, o responsável por isso foi ninguém mais ninguém menos que Machado de Assis. A escritora e podcaster americana Courtney Henning Novak foi ao TikTok indignada, querendo apenas uma resposta dos brasileiros.

“Preciso ter uma conversa com o pessoal do Brasil. Por que não me avisaram antes que este é o melhor livro já escrito? O que vou fazer do resto da minha vida depois que terminá-lo?”, questionou a americana por meio de um vídeo curto em seu perfil.

Ela falava de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, obra publicada pelo autor brasileiro em 1881. Tudo começou porque Courtney se propôs a ler um livro de cada lugar do mundo, seguindo a ordem alfabética da lista de países. Já na segunda letra do alfabeto, a americana se deparou com o livro de Machado de Assis.

“Eu acho que é o melhor livro que eu já li. Acho que é meu novo livro preferido. A experiência de ler este livro é muito prazerosa”, disse ela no vídeo, que já ultrapassou 800 mil visualizações. Com tanto sucesso, a tradução para o inglês de ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ é o livro mais vendido na Amazon na categoria ficção latino-americana e caribenha.

A tradução lida por Courtney foi a da americana Flora Thompson-DeVeax para o inglês, que ficou muito feliz com a repercussão de sua versão da obra. “Fiquei feliz demais de ver alguém tendo a mesma reação que eu quando eu li ‘Brás Cubas’ pela primeira vez com meu português precário: espanto e indignação de não ter convivido com o Machado desde sempre”, disse. 

Sobre o que é o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”?

A maior sacada de “Memórias Póstumas” é que o narrador do livro está morto. O personagem principal, Brás Cubas, conta sua própria história direto de seu túmulo. “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”, diz na dedicatória da obra, misturando humor e horror.

Pertencente a uma família rica do século XIX, Cubas começa narrando sua morte e enterro, onde apareceram apenas onze amigos. Em seguida ele relata diversos momentos de sua vida, desde eventos da sua infância, adolescência e fase adulta.

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” integra com frequência a lista de obras obrigatórias de vestibulares. O livro esteve na relação de livros da Fuvest, da Universidade de São Paulo (USP) de 2013 a 2019.

https://exame.com/pop/por-que-este-classico-brasileiro-lidera-as-vendas-na-amazon-dos-eua/

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/JaVtzzDfTqBFO2KO7EjX4b (01)  para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário