Empreendedores estão redefinindo o que é trabalho fixo


Executivos fracionados e modelos flexíveis ganham força e desafiam a ideia tradicional de emprego em tempo integral

JARED LINDZON – Fast Company Brasil – 14-02-2026 

Nos Estados Unidos, uma categoria relativamente nova de empreendedor individual está em plena expansão, e sua ascensão está desafiando as percepções sobre o que significa ser autônomo.

Desde 2018, a demanda americana por expertise fracionada — ou seja, talentos especializados que trabalham para uma ou várias empresas em regime de tempo parcial ou limitado — triplicou, de acordo com um estudo recente da empresa de inteligência de mercado de trabalho Revelio Labs.

O cargo executivo em tempo parcial mais popular, segundo o estudo, é o de CFO (Diretor Financeiro), que representa 18% das vagas executivas fracionadas, seguido por CMO (Diretor de Marketing) com 14% e CEO (Diretor Executivo) com 10%.

A economista-chefe da Revelio Labs, Lisa Simon, afirma que a crescente demanda por executivos fracionados é em grande parte uma consequência do atual mercado de trabalho. Ela explica que as demissões liberaram muitos trabalhadores altamente qualificados, enquanto as restrições orçamentárias aumentaram o apelo de uma alternativa flexível e de menor custo em comparação com as contratações em tempo integral para as empresas.

“Os empregadores veem o trabalho em tempo parcial como uma forma de economizar custos ao preencher uma função específica e, devido ao mercado de trabalho fraco, mais trabalhadores estão dispostos a aceitar esses cargos de meio período”, explica Lisa.

O QUE LEVA A ESSE TIPO DE EMPREENDEDORISMO?

Embora alguns optem pelo trabalho em tempo parcial por necessidade, outros escolhem ativamente esse modelo pela flexibilidade adicional, especialmente as mulheres. De acordo com o estudo da Revelio Labs, cerca de 38% dos executivos americanos em tempo parcial são mulheres, em comparação com 31,5% dos que têm emprego tradicional.

“As mulheres são muito mais propensas a se interessar por trabalho remoto e o retorno ao escritório afetou particularmente as mulheres; elas estão menos dispostas a voltar, devido às responsabilidades extras com os cuidados”, explica a economista-chefe da Revelio Labs. “O trabalho em tempo parcial é mais atraente para mães e para quem cuida de idosos, porque permite essa flexibilidade extra.”

NOVO PARADIGMA OU MODA PASSAGEIRA?

A tendência pode ser impulsionada por condições temporárias do mercado, mas há motivos para acreditar que o crescimento tanto na oferta quanto na demanda por trabalho em tempo parcial indica uma mudança mais ampla e duradoura.

“FUNÇÕES QUE HISTORICAMENTE CONSIDERÁVAMOS APENAS COMO DE TEMPO INTEGRAL E PERMANENTES ESTÃO SE FRAGMENTANDO EM MAIS TAREFAS E ATIVIDADES, E A TENDÊNCIA DO TRABALHO EM TEMPO PARCIAL ACOMPANHA ESSA MUDANÇA DE PERTO.”

SARA DAW, DO LIBERTI GROUP

“O que estou vendo é a fragmentação de funções”, explica Sara Daw, CEO global do Liberti Group, com sede no Reino Unido, que conecta empresas a executivos em regime de tempo parcial em 18 países. “Funções que historicamente considerávamos apenas como de tempo integral e permanentes estão se fragmentando em mais tarefas e atividades, e a tendência do trabalho em tempo parcial acompanha essa mudança de perto.”

Sara afirma que sua organização oferece serviços executivos em tempo parcial desde 2001, mas esses serviços só passaram a ser chamados de “tempo parcial” após a pandemia.

Desde então, a organização dobrou de tamanho graças à demanda crescente, especialmente por CFOs, que são fornecidos por meio de sua submarca, o CFO Centre.

“Antes da COVID, a maioria das pessoas não sabia do que estávamos falando quando apresentávamos nossa proposta”, diz a CEO do Liberti Group, que publicou um livro sobre a tendência do trabalho em tempo parcial no ano passado. “A maioria dos empresários queria seu CFO trabalhando ao lado, e acho que a COVID ensinou a todos que podemos trabalhar de forma diferente, e isso normalizou nosso modelo de negócios.”

A pandemia também inspirou os trabalhadores a reavaliarem sua relação com o trabalho e a buscarem mais controle sobre seus horários.

“Isso incentivou muitas pessoas a considerarem se seus empregos de liderança executiva em tempo integral eram prejudiciais à sua saúde, bem-estar e família”, diz Daw. “A convergência dessas duas tendências criou esse fenômeno.”

Isso é especialmente verdadeiro entre os trabalhadores mais jovens. Embora possam não estar prontos para assumir cargos executivos em tempo parcial, uma nova geração de talentos está se mostrando muito mais confortável com o modelo de trabalho em tempo parcial, o que sugere um crescimento ainda maior no horizonte.

“NÃO ESTOU DIZENDO QUE O EMPREGO ESTÁ MORTO, ESTOU DIZENDO QUE ISSO TEM SEU PRÓPRIO ESPAÇO.”

SARA DAW

“A maioria da Geração Z já tem um trabalho paralelo; eles são muito mais voltados para portfólios e trabalhos temporários”, diz Sara. “Não estou dizendo que o emprego está morto, estou dizendo que isso tem seu próprio espaço.”

NÃO APENAS PARA STARTUPS COM POUCOS RECURSOS


Antes da pandemia, Sara afirma que o principal cliente de serviços de trabalho em tempo parcial eram startups e pequenas empresas que não podiam contratar funcionários em tempo integral.

Embora esse segmento permaneça forte, também houve um crescimento significativo entre as grandes organizações que buscam ajuda temporária e flexível.

“Desde a COVID, o ritmo das mudanças — geopolítica, mudanças climáticas, guerras, tecnologia, todas essas megatendências — fez com que as organizações tivessem muitos desafios para lidar, e os líderes seniores começaram a buscar mais ajuda externa”, diz Sara. “Eles podem ter um CFO ou CMO em tempo integral, mas esses profissionais estão sobrecarregados em um mundo turbulento e precisam de uma estrutura de talentos ágil.”

Quando grandes organizações precisavam de assistência externa no passado, tradicionalmente recorriam a grandes empresas de consultoria e assessoria. Muitas agora estão descobrindo que podem encontrar talentos especializados a um custo menor contratando um especialista temporário em tempo parcial.

Esses especialistas em tempo parcial podem até ter sido anteriormente contratados por outras empresas. Você pode ser um profissional contratado por uma dessas grandes empresas de consultoria ou ter ajudado uma organização similar a superar um desafio semelhante no passado.

“Você vê grandes corporações — as marcas que você conhece — contratando esses profissionais fracionados intencionalmente para ter acesso a esse talento”, diz Ran Harpaz, fundador e CEO da Lettuce Financial, uma plataforma fintech para empreendedores individuais que faturam seis dígitos. “Eles não querem ir ao departamento financeiro, justificar um trabalho, incluí-lo no orçamento dos próximos cinco anos e lidar com todos os sistemas de suporte envolvidos.”

DO CONSTRANGIMENTO AO ORGULHO

Antes que o termo ganhasse força, aqueles que ofereciam o que hoje descreveríamos como serviços fracionados recebiam rótulos que, segundo Harpaz, não correspondiam ao seu nível de especialização.

“Consultor, contratado, prestador de serviços, esses são termos contábeis. ‘Fracionado’ é um termo comercial”, afirma. “Isso significa ‘Vou resolver seu problema e posso fazer isso de forma parcial’”.

Esse novo rótulo, segundo ele, mudou a percepção dessa categoria de empreendedores individuais, transformando-a de algo que muitos sentiam que precisavam esconder em seus currículos em algo que anunciam como um distintivo de honra.

“ELES DIZEM EM VOZ ALTA: ‘SOU TÃO BOM NO QUE FAÇO QUE POSSO AJUDAR SUA EMPRESA EM 10 OU 20 HORAS POR SEMANA, PORQUE TENHO MUITA EXPERIÊNCIA’”

RAN HARPAZ, DA LETTUCE FINANCIAL

“Eles dizem em voz alta: ‘Sou tão bom no que faço que posso ajudar sua empresa em 10 ou 20 horas por semana, porque tenho muita experiência’”, diz Harpaz. “Não é um bico, é um objetivo, e estou me posicionando de forma que os clientes entendam o que estão recebendo e vejam o valor da interação.”


SOBRE O AUTOR

Jared Lindzon é jornalista especializado em temas como futuro do trabalho e profissões ligadas a inovação tecnológica.

Empreendedores estão redefinindo o que é trabalho fixo | Fast Company Brasil

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/GeLUPi5zQ2582nGKD6JFey para WhatsApp e https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Acesse o link abaixo para entrar no meu grupo do WhatsApp onde publico meus artigos semanais e entrevistas que faço no rádio e TV(em renegociação), sempre na temática inovação e negócios: https://chat.whatsapp.com/HqlJjC80rJ0Bu9lmsZgw5B

Sugestão: Se estiver procurando alguém para implementar uma solução de IA com agentes e SLM veja a Aumo | Transformamos dados em soluções de IA avançadas

Se tiver interesse em gêmeos digitais para a indústria procure a Neo Vision – Captura Digital da Realidade

Se o interesse for em IoT, o caso é com a 2Solve

Deixe um comentário