Americano Michio Kaku alerta que novas máquinas serão tão poderosas que não terão problemas para quebrar os atuais mecanismos de encriptação de dados
Por Jéssica Sant’Ana, Valor – 30/01/2026
Enquanto o mundo ainda discute o impacto da inteligência artificial (IA) e da economia digital na produtividade, no emprego e na competitividade econômica, cientistas estão de olho no que será a quinta revolução industrial: a computação quântica. Celulares, óculos de realidade virtual e computadores tradicionais que hoje utilizam elétrons para processar informações e realizar cálculos ficarão para trás. O futuro será baseado em átomos, e isso mudará totalmente a forma como nos comunicamos e processamos informações.
A conclusão foi exposta pelo físico teórico, futurista e escritor Michio Kaku, autor de uma série de best-sellers na área, durante painel no Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026. “Os computadores quânticos são bilhões de vezes mais rápidos do que um computador digital. O computador digital de hoje calcula todos os caminhos entre A e B individualmente. Os computadores quânticos fazem isso simultaneamente, [ou seja], passam por todos os caminhos possíveis ao mesmo tempo. Se você entender isso, você entenderá a essência da próxima revolução.”
Atualmente, existe uma corrida entre China e Estados Unidos para desenvolvimento de computadores quânticos em escala comercial. A expectativa de Kaku é que nos próximos cinco a dez anos seja possível saber quem vai ganhar essa corrida que mudará a forma que a sociedade usa a tecnologia. “Talvez você nem precise de óculos de realidade virtual. Talvez use lentes de contato, em que você piscará e acessará toda a base de dados da humanidade, porque todo conhecimento está codificado. Você poderá, ao conhecer alguém numa festa, piscar e baixar sua biografia”, diz o físico.
No futuro, imagens poderão ser criadas apenas pensando: “A arte começou com pedras e gravetos. Depois veio a tinta. Depois, os computadores. No futuro, usaremos a mente.” O transporte também mudará e “seu vizinho poderá ir à Lua”. “O celular que você tem no bolso um dia se tornará obsoleto. Comunicaremos usando átomos”, frisa Kaku.
A quinta revolução, contudo, trará desafios. Com a tecnologia quântica, será possível entrar em qualquer código digital conhecido – e as empresas não estão preparadas para isso, frisa o palestrante. “O código-fonte do Tesouro dos EUA pode ser quebrado por um computador quântico. Eles ainda não estão prontos, mas esse é o futuro. Esse é o desvio: computadores quânticos podem quebrar qualquer coisa que você queira, como cofres, sistemas financeiros, tudo.”
Por outro lado, a biologia é quântica. “Isso pode significar cura para câncer, Alzheimer, Parkinson e talvez até retardar mais o processo de envelhecimento.”
Isso ainda é um cenário para o futuro. Estamos na era da quarta revolução industrial, a era da IA, em que o conhecimento humano está sendo codificado. “Temos uma revolução acontecendo por causa da capacidade de codificar enormes quantidades de conhecimento e colocá-los em um chip”, explica. “Conseguimos enviar enormes quantidades de informação simplesmente clicando em um botão. E o espaço cibernético estará em todos os lugares”, completa o estudioso.
Para Kaku, a IA não vai substituir todas as formas de emprego. Ele diz que alguns trabalhos manuais, como de um encanador, e os trabalhos que dependem de análise e liderança, como de advogados, professores e CEOs, não serão substituídos pela tecnologia. Eles devem apenas usar cada vez mais as ferramentas de inteligência artificial para facilitar suas atividades.
Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/GeLUPi5zQ2582nGKD6JFey para WhatsApp e https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/
Acesse o link abaixo para entrar no meu grupo do WhatsApp onde publico meus artigos semanais e entrevistas que faço no rádio e TV(em renegociação), sempre na temática inovação e negócios: https://chat.whatsapp.com/HqlJjC80rJ0Bu9lmsZgw5B
Sugestão: Se estiver procurando alguém para implementar uma solução de IA com agentes e SLM veja a Aumo | Transformamos dados em soluções de IA avançadas
Se tiver interesse em gêmeos digitais para a indústria procure a Neo Vision – Captura Digital da Realidade
Se o interesse for em IoT, o caso é com a 2Solve