Interação entre robôs e seres humanos chama a atenção e exige revisão do layout das fábricas
Por Lucianne Carneiro — Valor – 02/12/2025
Gêmeos digitais (reprodução digital em tempo real), inteligência artificial, sensores digitais, robótica autônoma e internet das coisas foram alguns dos destaques nos corredores e nos auditórios da Automation Fair, feira de automação realizada no fim de novembro em Chicago, nos Estados Unidos.
São tecnologias que se tornam cada vez mais interligadas e com utilização mais intensa e avançada nas máquinas e equipamentos industriais. A interação entre robôs e seres humanos também chama a atenção e exige inclusive uma revisão do layout das fábricas.
“A tecnologia que vai sustentar essa transformação [das operações industriais] passa por abordagem definida por softwares, uso de inteligência artificial em todos os níveis e robótica”, resume Blake Moret, diretor-executivo da empresa de automação industrial Rockwell, responsável pela feira.
Na avaliação do superintendente de projetos de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Bork, o mundo se aproxima da quinta revolução industrial. “Nós estamos chegando ou já estamos definitivamente na quinta revolução industrial. A inteligência artificial é na verdade um processamento de dados muito rápido, inserido nesse sistema computacional. Isso dá agilidade e velocidade aos processos e às tomadas de decisão.”
A quinta revolução industrial – conhecida também como indústria 5.0 ou indústria 4.1 – é uma evolução da indústria 4.0. Na quarta revolução já aparecia aprendizagem de máquina e internet das coisas, que agora avança para englobar usos mais refinados da inteligência artificial e a interação entre robôs e humanos.
“Temos muitas tecnologias acontecendo ao mesmo tempo, diferentes possibilidades e muito ‘hype’ [moda]. Em cinco anos, muito do que usamos hoje estará obsoleto. Mas decisões tomadas hoje, com os melhores parceiros, vão ajudar a inventar o futuro da operação industrial”, diz o vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Rockwell, Cyril Perducat.
Robôs móveis autônomos estão na mira dos fabricantes e das indústrias
A tecnologia dos gêmeos digitais estava presente em grande parte dos estandes da feira e também foi muito citada entre os palestrantes. É um modelo virtual, em terceira dimensão, que reproduz produtos e processos em tempo real. Com esta alternativa de simulação, por exemplo, o custo de implantação de uma nova fábrica ou linha de montagem é reduzido.
Outra das frentes é o uso de tecnologias preditivas na manutenção de máquinas e equipamentos. Ao identificar padrões no uso de maquinário, é possível estimar quando reparos e ajustes são necessários.
Com isso, as paradas na produção podem ser programadas e os custos são menores. Em uma etapa futura de progresso, ainda não disponível, espera-se que se possa apontar quais reparos são indicados.
Robôs avançados também chamavam atenção na Automation Fair, mas não os robôs humanoides mais comuns no imaginário popular. Os robôs móveis autônomos (ou AMRs, na sigla em inglês), com sensores capazes de desviar de obstáculos, estão na mira dos fabricantes e das indústrias em busca de automação. Se versões mais simples são conhecidas para varrer casas, modelos mais sofisticados podem oferecer mais eficiência para a automação industrial.
Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/GeLUPi5zQ2582nGKD6JFey para WhatsApp e https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/
Acesse o link abaixo para entrar no meu grupo do WhatsApp onde publico meus artigos semanais e entrevistas que faço no rádio e TV(em renegociação), sempre na temática inovação e negócios: https://chat.whatsapp.com/HqlJjC80rJ0Bu9lmsZgw5B
Sugestão: Se estiver procurando alguém para implementar uma solução de IA com agentes e SLM veja a Aumo | Transformamos dados em soluções de IA avançadas
Se tiver interesse em gêmeos digitais para a indústria procure a Neo Vision – Captura Digital da Realidade
Se o interesse for em IoT, o caso é com a 2Solve