Tecnologia turbina habilidades de trabalhadores, mas é preciso cautela com sinais alarmantes
Álvaro Machado Dias – Folha – 13.jul.2025
Neurocientista, professor livre-docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e sócio do Instituto Locomotiva e da WeMind
O Brasil teve em 2024 a menor taxa anual de desemprego já registrada (6,6%), índice que neste ano caiu um pouco mais. Nos Estados Unidos (4,1%), no Reino Unido (4,6%) e na China (5,2%), as taxas atuais também são benignas. É a calmaria antes da tempestade, sugerem as manchetes internacionais sobre o início da grande crise do emprego causada pela IA.
A minha leitura é diferente: os sinais alarmantes detectados têm outra fonte; impactos estatisticamente relevantes ainda demoram vários anos. Ademais, prognósticos sobre os efeitos da IA tendem a subestimar as otimizações produtivas existentes e é preciso cautela na transposição para o Brasil.
A sirene soou pelas demissões nas multinacionais de tecnologia, onde a IA está gerando seus efeitos mais notáveis. Porém, é preciso considerar que houve excesso de contratações nos anos anteriores e que a percepção de que a IA limpará a TI permite que a empresa demita seus programadores e contrate os exonerados pelo vizinho por bem menos.
A questão mais profunda é que a IA atual otimiza a produtividade em detrimento da acurácia. Quando a precisão importa menos, pode ter autonomia; quando o rigor define o jogo, torna-se acessória. Isso explica por que o jornalismo investigativo, jurado de morte, segue incólume, enquanto o copy para redes sociais foi parar na UTI. Programar está no meio do caminho.
A grande aposta para a eliminação em massa dos empregos corporativos é que a IA faça o trabalho dos executivos de entrada. Porém, se a cada dez compras de suprimentos uma dá errado, surge um problema que tende a custar mais do que a diferença entre tokens e um mau salário, que justamente é a otimização principal do capitalismo, refinada ao longo de séculos.
Subestimar as otimizações existentes é o erro do momento. Em geral, isso ocorre porque a conformidade é exagerada; mas há também casos em que excessos de conformidade são sumariamente ignorados.
Considere a tese da eliminação dos motoristas por frotas de veículos autônomos, que para operarem precisam demonstrar segurança quase absoluta. Mas, afinal, por que as pessoas não atravessam a Rebouças sem olhar? Porque temem ser atropeladas por algum míope como eu.
Imagine como seria o trânsito se todos soubessem que podem se jogar na frente dos carros, já que eles sempre pararão. Agora, acrescente a vantagem competitiva dos taxistas e motoboys, cientes de que podem cortar essas máquinas ao seu bel-prazer, e eis um antídoto à ilusão substitutiva. Motoristas, profissionais ou não, são otimizadores do caos e a sua extinção por essas bandas só virá quando a lei a determinar, o que levará décadas.
Dia sim, dia não, sai um artigo mostrando que IAs generativas são melhores do que médicos, engenheiros civis ou advogados e que essas áreas vão micar. Porém, no Brasil, as profissões tradicionais têm reservas de mercado asseguradas pelos conselhos de classe, que agem como máfias, não importando quem pode servir a sociedade, mas quem tem o carimbo certo.
IAs turbinam habilidades, mas mesmo que triplicássemos a produtividade dos nossos doutores, seguiríamos atrás de países com desemprego a 4%. O pior que pode acontecer é os serviços ficarem bem mais baratos para a população —efeito que a indústria dos diplomas vem produzindo por meio da falta de escrúpulos e ausência de inovação.
Substituição de empregos por IA ainda vai demorar – 13/07/2025 – Álvaro Machado Dias – Folha
Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/GeLUPi5zQ2582nGKD6JFey para WhatsApp e https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/
Acesse o link abaixo para entrar no meu grupo do WhatsApp onde publico meus artigos semanais e entrevistas que faço no rádio e TV, sempre na temática inovação e negócios: https://chat.whatsapp.com/HqlJjC80rJ0Bu9lmsZgw5B
Sugestão: Se estiver procurando alguém para implementar uma solução de IA com agentes veja a Aumo | Transformamos dados em soluções de IA avançadas