Falta de profissionais será desafio para os projetos


Pesquisa mostra que 39% das companhias não conseguem alavancar o uso da tecnologia por falta de currículos capacitados

Por Jacilio Saraiva — Valor – 29/05/2025

A qualificação adequada dos profissionais pode ser a maior pedra no sapato das empresas brasileiras que pretendem escalar projetos de inteligência artificial (IA). É o que indica uma pesquisa da consultoria Bain & Company, obtida com exclusividade pelo Valor. De acordo com o estudo, 39% das companhias não conseguem alavancar o uso da tecnologia por falta de currículos capacitados. O levantamento, finalizado em janeiro, ouviu 100 corporações no país, com receita de R$ 40 milhões ou superior, em 13 setores da economia.

De acordo com Lucas Brossi, sócio e head de IA da Bain na América do Sul, as operações podem encampar uma abordagem “dupla” para minimizar a falta de talentos: investir no recrutamento de profissionais no mercado e na capacitação interna dos funcionários.

“O desenvolvimento contínuo das equipes pode suprir parte da demanda, garantindo uma adaptação mais rápida às novas tecnologias”, explica. “Contudo, é essencial que essa capacitação seja acompanhada de uma mudança cultural nas organizações, com mais inovação e colaboração entre os funcionários.”

Brossi diz que outro dado que chamou a atenção na pesquisa foram as nuances de necessidade de pessoal entre empresas com níveis diferentes de maturidade em IA. Entre as companhias “aprendizes” ou que vivem estágios de experimentação dos sistemas, 50% apontam a carência de candidatos como uma barreira crítica. Entre as “líderes” ou firmas que estão incrementando os casos de uso da tecnologia, esse índice cai para 23%.

“Os números indicam que as corporações que começaram cedo na jornada da IA conseguiram atrair e reter talentos estratégicos, ganhando vantagem competitiva”, avalia. “As demais correm o risco de ficar para trás.”

Para fugir do enrosco, a recomendação do consultor para os empregadores é agir em três etapas: atração, retenção e capacitação dos profissionais. “Na primeira fase, estudos da Bain mostram que 81,2% dos candidatos colocam a remuneração como fator decisivo [na escolha de um emprego], enquanto 57,8% valorizam a flexibilidade do modelo de trabalho”, compara.

Em relação à retenção, o especialista ressalta que manter os funcionários sempre satisfeitos é determinante para a perenidade dos times de trabalho. “Os principais motivos de insatisfação nos escritórios são a falta de oportunidades de crescimento e de aprendizado [67,2%], e a defasagem salarial em relação ao mercado [44,8%]”, continua.

Sobre a capacitação, a recomendação é que as empresas tomem as rédeas do processo de “distribuição do conhecimento”. “Embora 93% dos funcionários usem ferramentas de IA generativa para aumentar a produtividade, apenas 20% dizem que os empregadores oferecem essas soluções”, destaca. “A maioria recorre a versões gratuitas e individuais, o que revela uma grande oportunidade perdida, pelas organizações, de institucionalizar o uso da tecnologia e compor equipes de forma estruturada.”

O preenchimento das vagas em IA também pode ganhar velocidade com a busca de candidatos fora dos polos tradicionais de TI no Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, e a construção de um local de trabalho atrativo, que valorize o desenvolvimento de carreiras, complementa Brossi.

“Vencer a corrida por talentos em IA não é apenas contratar currículos. Trata-se de criar um ambiente onde as pessoas queiram ficar, crescer e inovar”, ressalta. “As empresas que desenvolvem equipes e montam uma cultura orientada a propósito e impacto sairão na frente. Quem está agindo agora vai definir o futuro dos negócios.”

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: ttps://chat.whatsapp.com/GBBZ1SCBDTkC2uPqSe6kP7 para WhatsApp e https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Acesse o link abaixo para entrar no meu grupo do WhatsApp onde publico meus artigos semanais e entrevistas que faço no rádio e TV, sempre na temática inovação e negócios: https://chat.whatsapp.com/HqlJjC80rJ0Bu9lmsZgw5B

Sugestão: Se estiver procurando alguém para implementar uma solução de IA com agentes veja a Aumo | Transformamos dados em soluções de IA avançadas

Deixe um comentário