GE obtém aprovação nos EUA para tecnologia médica de startup brasileira: tomografia remota


Por Rennan Setti – O Globo – 25/03/2024 

Máquina de medicina diagnóstica

Máquina de medicina diagnóstica — Foto: Divulgação

A GE HealthCare, gigante que vale R$ 200 bilhões na Nasdaq e é uma das maiores fabricantes de tomógrafos no mundo, obteve aprovação regulatória nos EUA para uma tecnologia brasileira.

A companhia obteve o aval da FDA (Food and Drug Administration), que fiscaliza alimentos e remédios naquele país, para o nCommand Lite. Trata-se de um sistema desenvolvido pela IONIC Health, startup de São José dos Campos (SP), que permite a operação remota de tomógrafos e equipamentos similares, independentemente do seu fabricante.

A tecnologia permite contornar a escassez de mão de obra para operação dos aparelhos, que valem milhões e são cruciais para diagnósticos médicos. No ano passado, a GE havia assinado acordo exclusivo de distribuição global da tecnologia brasileira.

“Nosso objetivo é fornecer soluções de operações remotas que ampliem o acesso dos pacientes a cuidados, especialmente àqueles que necessitam de atenção especializada à distância. Reconhecemos também a importância de disponibilizar a expertise de especialistas em diversos locais físicos para compartilhamento de conhecimento e treinamento, bem como a necessidade de integrar equipamentos de vários fornecedores e modalidades. Por isso, era essencial expandir nosso portfólio com a inclusão da tecnologia nCommand Lite da IONIC Health”, disse, em nota, Rekha Ranganathan, vice-presidente sênior e gerente geral de Plataformas de Imagem e Soluções Digitais da GE HealthCare.

A coluna contou a história da IONIC Health em novembro do ano passado. Segundo o cofundador e CEO, José Leovigildo Coelho, o contrato com a GE permitirá seu acesso a 20 novos mercados do mundo.

No fim do ano passado, a solução da IONIC estava plugada a 400 máquinas pelo Brasil, cujo parque de aparelhos total supera 8 mil unidades. Metade dos 20 principais grupos de saúde brasileiros é cliente, entre eles Dasa e Hapvida. O time da startup tem 150 pessoas, e a fábrica fica no parque tecnológico de São José dos Campos.

https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2024/03/ge-obtem-aprovacao-nos-eua-para-tecnologia-medica-de-startup-brasileira-tomografia-remota.ghtml

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/JaVtzzDfTqBFO2KO7EjX4b (01)  para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário