Conhece a ideia de ‘venture client’? Veja como método pode ser atalho para inovação


Em vez de grandes empresas aportarem investimentos em startups, elas se tornam clientes iniciais

Por Camila Farani – Estadão – 04/07/2023 

Você certamente já ouviu a frase “o cliente tem sempre razão”. Ela é tão conhecida e repetida pois parte do pressuposto de que, quando você tem clientes, você tem um negócio bem sucedido. A partir dessa lógica surgiu o Venture Client:

  • Em vez de grandes empresas aportarem investimentos em startups, elas se tornam clientes iniciais.
  • As corporações não vão adquirir equity, e sim, comprar o produto ou contratar o serviço.
  • O risco está em obter uma solução que pode não estar finalizada, nem ter um modelo de negócios bem estabelecido.
  • No entanto, é uma opção para acelerar o processo de inovação das companhias.

Gregor Gimmy institucionalizou o modelo quando trabalhava na BMW e surgiu a demanda de uma ferramenta específica, para complementar a tecnologia de outra empresa. Ele entendeu que, mesmo com investimento milionário, a startup teria limitações financeiras para desenvolver uma solução complementar e que não valeria a pena investir e ter uma parte do negócio. No entanto, ser pioneira no uso de uma tecnologia do ecossistema automotivo, replicando o serviço aos fornecedores, poderia colocar a montadora alemã em uma posição de liderança.

O Venture Client se destaca por ser uma alternativa win x win.

  • Corporações têm acesso às soluções que precisam antes dos concorrentes;
  • Podem alinhar o produto ou o serviço às suas necessidades;
  • Startups terão o recurso necessário para desenvolver sua tecnologia ao máximo do potencial;
  • Se torna escalável, já que será possível vender para outras organizações do mesmo ramo e para os fornecedores.

Essa forma de investimento existe há muito tempo – em 1985, a Apple contratou serviços de uma pequena startup… a Adobe! Porém, se tornou popular 30 anos depois, quando Gimmy cunhou o termo. Hoje, ele tem uma consultoria e implementa o modelo em grandes companhias, como:

  • Bosch: as unidades de negócios se beneficiam estrategicamente de startups como clientes de risco.
  • Holcim: Implantou a Venture Client Unit para conectar startups às necessidades de toda a cadeia – da pedreira ao cliente final.
  • Siemens Energy AG: Concentra a estratégia em projetos-piloto para transformar sistemas de energia e ajudar a combater as mudanças climáticas.

Venture Client caiu no gosto de 97% dos líderes de inovação, segundo o relatório “Open Innovation Outlook 2023 – Macrotendências para 2023 no engajamento corporativo-startup”. Nesse formato, uma companhia pode aumentar em até 10x o acesso à tecnologia. E assim, cliente e empresa, juntos, têm a razão!

https://www.estadao.com.br/link/camila-farani/conhece-a-ideia-de-venture-client-veja-como-metodo-pode-ser-atalho-para-inovacao/

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/BrKMDzP2KP52ExU8rOIB3s(14) para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário