Vale a pena tentar: ler só por prazer fará de você uma pessoa melhor


As experiências que a leitura proporciona podem nos ajudar a reconhecer como uma mesma situação pode afetar as pessoas de diferentes maneiras

Crédito Freepik


Veja Também

Art Markman – Fast Company Brasil – 22-06-2024 

De vez em quando, conseguimos ter um momento livre, seja durante as férias, em uma tarde de fim de semana ou antes de dormir. Nessas horas, procure deixar o celular de lado e pegar um livro.

Leia algo que você realmente goste. Não escolha com base no que acha que deveria estar lendo. Ficção, não-ficção, biografia – qualquer coisa que escolher está ótimo. Apenas escolha algo que vai te fazer querer continuar.

Quando alguém lê por prazer, acaba se tornando uma pessoa melhor, tanto na vida pessoal quanto profissional. Existem várias razões pelas quais a leitura pode ter um impacto maior do que outros meios de comunicação.

O TEMPO IMPORTA

Filmes e programas de TV são maravilhosos, mas as histórias nestas mídias são espremidas em doses rápidas e intervalos curtos de tempo. Livros proporcionam uma experiência mais tranquila. Mesmo um livro curto pode levar cinco horas para ser lido.

Essa imersão mais profunda nos dá tempo para pensar e viver com o impacto da narrativa. Uma obra de não-ficção pode nos transportar para um outro momento na história, para a vida de uma figura famosa, ou nos apresentar a um novo campo do conhecimento.

A literatura nos dá a chance de ver o mundo da perspectiva de alguém que passou por situações diferentes das nossas.

A ficção pode nos conectar com alguém muito diferente, que vive em circunstâncias muito distintas e experimenta emoções que não são comuns para nós. Ter tempo para refletir sobre esses elementos ao longo de dias ou semanas aprofunda o impacto que eles podem ter na forma como pensamos.

Embora tenhamos sido ensinados a otimizar o nosso tempo ao máximo, mudar a maneira como pensamos sobre algo é um processo naturalmente lento, que requer conviver com informações que diferem do que acreditamos. Ler nos prepara para isso.

NOVAS PERSPECTIVAS

A profundidade das nossas perspectivas se reflete na intensidade das nossas respostas emocionais. E a leitura tem três benefícios que podem nos ajudar a calibrar nossas reações.

Primeiro, ela nos apresenta uma variedade de eventos que vão além do que experimentamos por conta própria. Isso permite que coloquemos na balança o que estamos enfrentando no momento.

Em segundo lugar, frequentemente oferece insights sobre como outras pessoas lidam com situações. Por fim, quando não conseguimos nos desligar de algo do trabalho que está nos causando estresse, ela tem o poder de nos afastar um pouco da realidade.

INDO ALÉM DE NÓS MESMOS

Uma coisa que a leitura faz é permitir enxergar as outras pessoas de maneira diferente. A literatura frequentemente nos dá a chance de ver o mundo da perspectiva de alguém com características próprias que passou por situações diferentes das nossas.

A imersão profunda proporcionada pela leitura nos dá tempo para pensar e viver com o impacto da narrativa.

Biografias e ficções muitas vezes tratam de experiências que já vivemos. Isso nos ajuda a ver como certas características e situações afetam nosso comportamento e o de outras pessoas, o que reduz a diferença entre como nos vemos e como vemos os outros.

Em última análise, as experiências que a leitura nos proporciona podem nos fazer ter mais empatia e nos ajudar a reconhecer como uma mesma situação pode afetar as pessoas de diferentes maneiras.

VENDO O CONTEXTO

Todo evento é influenciado por mais do que apenas a situação imediata. No trabalho, uma ação específica pode ser certa ou errada, dependendo do contexto. Grandes líderes muitas vezes conseguem identificar fatores contextuais importantes e adaptar seus planos para se adequar a eles.

Infelizmente, o mundo não vem com um manual do que devemos considerar para decidir o que fazer. Aprendemos a nos adaptar às circunstâncias por meio de vários elementos, como experiência, mentores e conhecimento. E a leitura é outra fonte fantástica de aprendizado contextual.

A literatura pode mostrar que ações bem-intencionadas podem ter consequências negativas. Histórias de negócios bem-sucedidos podem apontar aspectos críticos do contexto. Biografias podem revelar como líderes importantes identificaram elementos que poderiam afetar resultados importantes.

Ler por prazer nos dá a chance de viver em outros contextos por um tempo, e isso pode nos ajudar a reconhecer fatores que poderiam mudar as ações que escolhemos tomar nas nossas próprias vidas.


SOBRE O AUTOR

Art Markman é PhD e professor de psicologia e marketing na Universidade do Texas e diretor-fundador do Programa nas Dimensões Humanas das Organizações.

Se você tiver interesse e ainda não estiver inscrito para receber diariamente as postagens de O Novo Normal, basta clicar no link: https://chat.whatsapp.com/JaVtzzDfTqBFO2KO7EjX4b (01)  para WhatsApp ou https://t.me/joinchat/SS-ZohzFUUv10nopMVTs-w  para Telegram. Este é um grupo restrito para postagens diárias de Evandro Milet. Além dos artigos neste blog, outros artigos de Evandro Milet com outras temáticas, publicados nos fins de semana no Portal ES360, encontram-se em http://evandromilet.com.br/

Deixe um comentário